quarta-feira, 21 de maio de 2014
Pequeno glossário de aeromodelismo
Acrobaticos Modelos para fazer acrobacia, como Extra 300, Sukhoi Su-29 e outros
Aileron Superfície de controle, geralmente na ponta das asas, responsável pelo ajuste da inclinação lateral do avião
BA Abreviação de Bordo de Ataque
Balanceador de baterias Equipamento que iguala a tensão entre as diferentes pilhas que compões um pack de baterias, melhorando sua performance e evitando que sejam danificadas por sobrecarga ou falta de carga.
Battery Eliminator Circuit O BEC (Battery Eliminator Circuit) ou "Circuito Eliminador de Bateria" é um componente que normalmente faz parte do "Electronic Speed Control" mas atualmente também é encontrado separados para modelos maiores.
Nos aeromodelos à explosão normalmente se usam baterias de 4,8V para alimentar o receptor e os servos, por isto receptor e servos são feitos normalmente para trabalhar com esta tensão.
Mas 4,8V em um motor elétrico daria um rendimento muito baixo, por isto geralmente a bateria que vai ligada ao "Electronic Speed Control" para alimentar o motor tem no mínimo 7,2V, o que não serve para o receptor.
Para evitar ter que colocar uma bateria para o receptor e outra para o motor, o BEC converte os 7,2V da bateria de vôo para 5V, que são usados para alimentar receptor e servos, evitando usar uma bateria extra com esta finalidade. Por isto o nome de "Circuito Eliminador de Bateria".
BEC Veja em Battery Eliminator Circuit
Bequilha Rodinha traseira do avião com trem de pouso convencional, geralmente de pequeno diâmetro
BF Abreviação de Bordo de Fuga
Bolha Quando o assunto é planador, trata-se de bolhas de ar quente que se descolam do solo e sobem, podendo ajudar planadores a ganhar altitude.
Bordo de ataque A parte arredondada da frente da asa de avião, que recebe o fluxo de ar.
Bordo de fuga A parte de trás da asa de um avião, terminando geralmente em um ângulo agudo, como uma cunha.
CA Veja em Cianoacrilato
Cabo trainer Cabo eletrônico utilizado entre o transmissor do instrutor e o do aluno, para uso em aulas com duplo-comando.
Cabrar Puxar o manche ou stick que comanda o avião para trás, fazendo com que levante o avião levante o nariz.
Caixa de campo Caixa levada ao campo pelo aeromodelista, normalmente com transmissor, baterias e hélices sobressalentes. Caso só possua um modelo é recomendável também alguns materiais para pequenos reparos, como adesivos Epoxy e Cianoacrilato, fita crepe, fita de embalagem transparente, durex e outras que possam ajudar a recolocar o modelo em condições de vôo se houver algum pequeno acidente.
Canopi Cobertura transparente que protege o piloto em aviões caça, acrobáticos, etc.
Carregador Equipamento utilizado para carregar as baterias utilizadas em aeromodelismo
Cauda As superfícies parecidas com asas que ficam na parte traseira do avião, são responsáveis por dar estabilidade.
Caverna Parede interna da estrutura do avião, que lhe dá estrutura.
Centro de gravidade Normalmente abreviado por CG, é o ponto onde o peso do aeromodelo se concentra, que deve ser ajustado durante a montagem para deixá-lo estável em vôo. Veja mais detalhes em nossas seções de perguntas frequentes e artigos.
Célula É o nome dado a cada uma das "pilhas" que compõem uma bateria de aeromodelo. Recebe este nome porque "cell" em inglês pode ser traduzido como "célula" ou "pilha"
CG Veja em Centro de Gravidade
Cianoacrilato Normalmente abreviado como CA, é o adesivo mais utilizado para montagens em balsa, mais conhecido pela marca SuperBonder. Há diversos fabricantes de CA para modelismo, em diferentes viscosidades e com qualidade e preço melhores.
Cockpit Cabine do piloto
Corda Medida do Bordo de Ataque até o Bordo de fuga da asa de um avião
Cowl Cobertura do compartimento do motor (como o capô de um carro)
Cristal Cristal de freqüência é um componente do sistema de rádio-controle que determina qual será a freqüência específica de seu equipamento, como se fosse o seletor da estação do seu radinho à pilha.
No caso de aeromodelismo, são usados cristais de quartzo que só trabalham em uma freqüência específica, evitando instabilidades que possam atrapalhar outros modelistas e evitando ter que "sintonizar" o rádio para voar.
Tanto no "Transmissor" quanto no "Receptor" são usados cristais de freqüências, de tipos diferentes, mas feitos para trabalhar na mesma freqüência específica.
Decalagem É o ângulo formato entre a linha de referência da asa e a linha de referência do estabilizador horizontal, normalmente entre 2 a 3 graus em treinadores e modelos esporte e de zero graus em modelos acrobáticos. Quando o profundor tem incidência zero em relação à linha de referência da aeronave este ângulo é o mesmo da incidência da asa, pois é formado somente por ela. Mas quando o profundor tem algum ângulo de incidência (positivo ou negativo) em relação à linha de referência da aeronave, este ângulo é diferente e deve ser considerado nos ajustes do modelo.
Dederência Termo usado como brincadeira para indicar que a interferência que causou um acidente com o modelo na verdade foi erro do piloto.
Deriva O mesmo que Estabilizador vertical
Diedro
Diedro é o ângulo formado entre os painéis da asa esquerda e direita do avião, quando vistos de frente.
Sua função é estabilizar a aeronave, de forma que o piloto tenha que se preocupar menos para mantê-la em vôo nivelado.
Normalmente modelos, planadores ou aviões motorizados treinadores têm asa alta e diedro, de forma que tenham tendência a se manter na horizontal.
Já caças e modelos acrobáticos têm asa reta, de forma que possam girar rapidamente sobre seu eixo, voar de dorso e fazer manobras mais ágeis.
Um tipo específico de diedro, chamado "poliedro" é quando há mais do que um ângulo central na asa, geralmente projetada de forma a se parecer uma elipse quando vista de frente.
Normalmente poliedro é utilizado em planadores e traz algumas vantagens aerodinâmicas ao voar em curvas suaves em térmicas, por exemplo.
DLG Abreviação de Discus Launched Glider, ou Planador lançado como disco. Neste tipo de planador geralmente há um pino na ponta da asa, que o piloto segura e em um movimento giratório que lembra um lançamento de disco em competições de atletismo, o faz ganhar velocidade para um lançamento a uma altura maior do que se lançado como se fosse um "dardo".
Electronic Speed Control "Electronic Speed Control" ou "Controle de Velocidade Eletrônico" é um pequeno equipamento utilizado nos aeromodelos elétricos que tem a função de controlar a potência do motor a partir do comando de acelerador.
Ele é ligado ao "Receptor", ao motor e à bateria de vôo.
A designação "Electronic" é porque os equipamentos deste tipo utilizados em aeromomodelismo trabalham ligando e desligando rapidamente a alimentação do motor, controlando assim a potência enviada por "PWM". Desta forma economiza-se peso e desperdiça-se o mínimo de energia possível.
Podem ser para motores de corrente contínua (com escovas ou "brushed") ou de corrente alternada trifásicos (sem escovas ou "brushless").
Elevon Mistura de "elevator" (profundor) e "aileron", são as supefícies de controle utilizadas em aviões sem cauda, como asas voadoras e caças como o Mirage 2000. Através de mixagem quando se cabra o modelo ambas as superfícies sobem, ao comandar aileron uma sobe e outra desce.
Empenagem Mesmo que cauda, leva este nome por lembrar as penas de cauda dos pássaros
Empuxo Empuxo, de forma geral, é a força exercida por um fluído sobre um objeto. No caso dos aviões e aeromodelos, normalmente refere-se à força exercida para a frente pelo movimento do ar gerado pela hélice, turbina ou foguetes. Como via de regra a maioria dos modelos para voar bem precisam de empuxo estático de no mínimo 60% do peso total com pitch-speed no mínimo 50% acima da velocidade de stall.
Enflechamento É quando a asa é inclinada para trás, como em aviões a jato. Em altas velocidades asas enflechadas são mais eficientes, por terem menos arrasto, o que permite maior velocidade e economia. Mas em baixas velocidades a situação se inverte.
Entelagem Cobertura de material liso sobre a estrutura do avião, no caso dos aeromodelos geralmente é feita com filme plástico, vinil, fita adesiva, papel de seda japonês, etc.
Envergadura Distância entre os extremos esquerdo e direito da asa de um avião ou pássaro
Epoxy Cola muito utilizada para montagem de modelos em depron, isopor e em alguns casos de balsa. É mais conhecida por uma de suas marcas, Araldite, mas em lojas de modelismo são vendidos tubos com diferentes tempos de secagem, em embalagens maiores com melhor qualidade e menor preço por volume.
ESC Veja em "Electronic Speed Control"
Estabilizador horizontal Superfície semelhante a uma asa posicionada na parte horizontal da Cauda
Estabilizador vertical Superfície semelhante a uma asa posicionada na parte vertical da Cauda
Estol Veja em Stall
FET FET é a abreviação de "Field Effect Transistor" ou "Transistor de Efeito de Campo", não é algo usado diretamente pelo aeromodelista, mas faz parte do "Electronic Speed Control" e por isto é bastante comentado por aqui.
Os encontrados nos equipamentos de aeromodelismo mais especificamente são do tipo "Power MOSFET" ou "Transístor de Efeito de Campo de Semicondutor de Óxido Metálico de Potência".
A principal característica destes transístores é que ao contrário dos convencionais podem chavear grandes potências com uma corrente de controle irrisória e com perdas baixíssimas.
Os mais utilizados atualmente são pequenos, montados em SMD, têm resistência interna de cerca de 0,006ohms ou menos e conseguem chavear mais de 20A, mesmo sendo pouco maiores que uma pulga.
Ou seja, aguentam mais corrente e desperdiçam menos energia do que o o interruptor ou o plug de um aquecedor elétrico.
Flap Superfície móvel geralmente no bordo de fuga da parte central da asa, responsável por aumentar a sustentação, reduzindo a velocidade de pouso.
Flaperon Aileron que vai da raiz até a ponta da asa, geralmente mais largo que o aileron normal, que através de mixagem faz também a função de flap. Neste caso ao comandar ailerons uma superfície sobe e outra desce, ao comandar flap ambas ficam abaixadas, mas ainda com atuação de subir/descer.
Fuselagem O "corpo" do avião, onde vão piloto, passageiros, carga, etc.
Hand launch Lançar ou arremesar à mão. Em aeromodelismo são aviões ou planadores lançados à mão.
HLG HLG é abreviação de Hand Launched Glider ou Planador Lançado à Mão, ou seja, planadores que são lançados por arremesso manual, que podem ser no estilo "dardo" ou no estilo "disco" (veja em DLG), sem o auxílio de guinchos, elásticos ou outros meios mecânicos.
Horn Pequena estrutura, normalmente triangular, que é colada a uma superfície de comando para servir como uma alavanca para fazê-la mudar de ângulo quando recebe um movimento linear.
Incidência Ângulo de incidência é o ângulo formado entre um dos componentes aerodinâmciso de um avião e a linha de referência (eixo principal) do mesmo. Veja também Incidência de motor, incidência de asa, incidência de estabilizador.
Incidência de asa É o ângulo formado entre a linha de referência da asa (que vai do extremo do bordo de ataque ao extremo do bordo de fuga, não confundir com o intradorso), e a linha de referência do avião. Quando a incidência do estabilizador horizontal é zero, geralmente este ângulo é de 2 a 3 graus em modelos treinadores ou esporte (para voar com poucos ajustes normalmente e picando levemente no dorso), e de zero graus em modelos acrobáticos (para permitir as mesmas reações de vôo tanto tanto em vôo normal quanto de dorso).
Incidência de estabilizador A incidência de estabilizador horizontal é o ângulo formado entre a linha de referência (do extremo do bordo de ataque ao extremo do bordo de fuga) do estabilizador horizontal e a linha de referência da fuselagem. Normalmente de zero graus, pode ter valores variados para modelos com motor muito acima da asa, modelos com estabilizador com perfil sustentante, modelos de vôo livre e outros projetos específicos.
Incidência de motor É o ângulo formado entre o eixo do motor e a linha de referência do avião. Em modelos asa alta com motor abaixo da asa (estilo Cessna 172, Piper J3 Cub, etc.) normalmente usa-se de 2 a 3 graus de incidência negativa (para baixo, ou downthrust) no motor, em alguns caso de 1 a 3 graus de incidência para a direita (ou right-thrust), com o objetivo de compensar tendência a levantar muito o nariz ou fazer curvas ao acelerar.
Indoor Local fechado, no interior de edificações. Veja em Vôo indoor
Lastro Peso adicionado ao avião para ajustar características de vôo
Leme Superfície móvel do estabilizador vertical, responsável pelo direcionamento do avião
Lenhar Termo usado para indicar que o modelo caiu e virou lenha.
Lift Corrente de ar que, ao encontrar uma encosta de montanha, é desviada para cima, onde planadores podem permanecer horas voando
Longarina Espécie de "viga" responsável por sustentar as forças de tração e compressão ao longo da asa de um avião, tornando-a firme e evitando que quebre em manobras bruscas. Dependendo do tipo de construção normalmente são usados materiais como balsa, fibra de vidro, fibra de carbono ou bambú.
Nacele Estrutura onde é preso o motor, normalmente leva este nome quando o motor não é preso à frente da fuselagem
Nariz A parte dianteira do avião, antes do pára-brisas
Nervura Placa de balsa ou depron com o formato do perfil da asa, utilizada para estruturar a asa internamente.
Outdoor Significa basicamente "ao ar livre" em inglês. Veja em Vôo outdoor
Pack Pacote em inglês, é o nome que se dá a um conjunto de pilhas recarregáveis presas e soldadas entre si, já que em modelismo geralmente não se usa uma única pilha individual.
Parede de fogo Parede vertical na estrutura do avião onde é preso o motor, normalmente mais reforçada que as cavernas internas.
Park Flyer Modelo para voar no parque ou pequenos espaços até indoor (dentro de ginasios)
Passo Passo da hélice é a distância teórica que, caso ela girasse sem empurrar o ar, ela percorreria ao dar uma volta completa. Na medida da hélice é o segundo número, por exemplo, hélice 9x7, 9 é o diâmetro, 7 o passo. Modelos mais rápidos geralmente usam hélices com passos maiores.
Perfil Formato lateral da asa de um avião. Como o ar, cujo movimento sustenta o avião no ar, percorrerá o formato do perfil, é um dos principais determinantes das características de vôo do avião ou aeromodelo.
Picar Empurrar o manche ou stick do avião, fazendo-o descer o nariz.
Pitch Veja em Passo
Pitch-speed Pitch-speed, ou velocidade de passo é a velocidade calculada multiplicando-se o passo da hélice pela rotação e convertendo para a medida adequada. Uma fórmula aproximada e fácil de lembrar é que o pitch-speed em Km/h é aproximadadamente a rotação (em mil rpm) multiplicada pelo passo, multiplicada por 1,5. Exemplo, hélice 10x6 a 10000rpm, o pitch-speed aproximado é 10*6*1,5, ou seja, 90Km/h. Para um modelo voar bem o pitch-speed deve ser no mínimo uns 30% acima da velocidade de cruzeiro, ou 50% acima da velocidade de estol.
Planador Avião sem motor, que voa graças a correntes de ar quente (térmicas) ou a ventos de colina (lift)
Poliedro Veja em Diedro
Profundor Superfície móvel do estabilizador horizontal do avião, responsável por ajustar a direção vertical do vôo (para cima ou para baixo)
Pulse Width Modulation Pulse Width Modulation ou "Modulação por Largura de Pulso" é o método de controle de potência usado nos aeromodelos elétricos.
Consiste em ligar e desligar rapidamente o motor (normalmente de 3000 a 16000 vezes por segundo).
Para ter o mínimo de perda de potência neste processo, utilizam-se transístores especiais chamados "Power MOSFETs"
Pushrod Vareta, que pode ser de aço, nylon, fibra, balsa ou associações destes materiais, responsável por levar o movimento do braço do servo até o horn da superfície de comando.
PWM Veja em Pulse Width Modulation
Pylon-race Corrida entre aviões ao redor de um circuito demarcado por pilões (pylon em inglês), lembrando um pouco uma regata.
Receptor Receptor é um pequeno equipamento pesando de 5g a 50g, que vai dentro do avião ou helicópterio e recebe os sinais de rádio enviados pelo "Transmissor".
Possui uma antena, normalmente um fio flexível de 50cm a 1m, e conexões para baterias e para os "servos"
RX Veja em "Receptor"
Servo Pequeno equipamento eletromecânico que vai ligado ao receptor dentro do avião, com a função de transformar os comandos eletrônicos transmitidos pelo rádio no movimento de uma pequena alavanca chamada "braço".
A esta alavanca é ligada um cabo ou vareta de comando que movimenta uma das superfícies de controle do aeromodelo.
Servo-tester Equipamento utilizado para ajustar posição de servos ou acionar ESCs sem a necessidade de usar transmissor e receptor
Shock Flyer Aviões perfilados para acrobacia
Slow Flyer A mesma coisa que Park Flyer, porém podem ser aviões maiores desde que tenham vôo lento e dócil, para voar em pequenos espeços com pouco vento
Slow Stick Modelo de modelo slow-flyer da GWS
Speed Control Veja em "Electronic Speed Control"
Spinner Peça cônica ou arredondada que recobre o cubo da hélice, melhorando a aerodinâmica e, no caso dos modelos elétricos, cobre o eixo metálico evitando danos a pessoas ou materiais em caso de pequenos acidentes.
Stall Stall ou "parada" é o ângulo ou velocidade mínima para que um avião consiga se manter no ar. Em velocidades muito baixas o ângulo da asa em relação ao fluxo de ar aumenta cada vez mais, até um ponto em não há mais sustentação, fazendo com que o avião caia até recuperar velocidade.
Stick Modelos de avião com fuselagem fina como um palito (stick), geralmente bom treinador de voo lento ou acrobatico de acordo com o objetivo do projeto
Térmica Corrente de ar quente que sai do solo, onde planadores conseguem ganhar altura mesmo sem usar motor
Trainer Veja em Treinadors
Transmissor Transmissor ou TX é o equipamento que o aeromodelista manuseia para pilotar seu avião ou helicóptero.
Geralmente tem dois "sticks" de controle semelhantes a joysticks de videogame ou computador, chave liga-desliga, antena e vários tipos de ajustes.
No Brasil os equipamentos usados para aeromodelismo operam na faixa de freqüência de 72Mhz a 72,990Mhz, que é dividida em 50 "canais" ou freqüências diferentes
Treinadores Aviões de vôo lento e auto-estáveis para iniciantes ou veteranos. Exemplos: Slow-Stick, UglyStick, Piper J3, se voce ainda não tem com certeza ainda vai ter um.
Trem de pouso Conjunto de rodas utilizadas para o avião se locomover no chão quando não está voando
Trem de pouso convencional Trem de pouso do tipo utilizado em aviões mais antigos ou simples, com rodas grandes sob a asa e uma roda pequena na cauda.
Trem de pouso triciclo Trem de pouso semelhante a um triciclo infantil, com uma roda média no nariz e um par de rodas (ou mais, em jatos comerciais) sob as asas.
TX Veja em "Transmissor"
Vôo indoor Vôo realizado em lugares fechados, como ginásios, galpões, hangares, etc., normalmente com pequenos modelos elétricos de vôo lento ou com modelos 3D bastante manobráveis. Em São Paulo atualmente há um grupo voando dentro do Ginásio do Ibirapuera às terças-feiras.
Vôo outdoor Vôo realizado em locais abertos, como pistas, campos, parques, clubes, etc.
Warbirds Aviões de guerra
Washout É a "torção" da asa, fazendo com que o bordo de fuga fique mais alto na ponta das asas. Se vc olhar no www.airliners.net uma foto de lado de um Boeing 747, por exemplo, vai ver bem claramente. Isto serve para evitar que a ponta da asa perca sustentação antes do resto da mesma (o famoso tip stall), pois faz com que a ponta da asa tenha uma incidencia menor que a raiz;
Winglet É aquela "ponta da asa virada para cima" presente em modelos como Airbus A330, A340, Boeing 747-400, Boeing 737-800, etc. O winglet serve para diminuir o arrasto induzido pelos redemoinhos (vórtices) que se formam nas superfícies da asa. Este gerenciamento dos vórtices traz uma economia de combustível de até 5%. Nas asas voadoras enflechadas (como as Zagis) o winglet serve como deriva, não para diminuir o arrasto.
XT Veja em Cristal
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