terça-feira, 6 de maio de 2014

comprimento da fuselagem

Bom no aeromodelismo existe um ditado que diz que com motor e CG até vaca voa, mas voar por si só não é o bastante, para proporcionar prazer um aeromodelo tem que voar de maneira no minimo satisfatória e pra isso acontecer na hora de construir um aeromodelo temos que atentar para uma serie de normas básicas mas no entanto fundamentais para que nosso modelo atenda nossas expectativas. nesse pequeno artigo vou tentar colocar algumas das principais normas para a construção de um aeromodelo que no minimo voe bem. Proporções gerais: Na hora de construir um aeromodelo podemos usar e abusar da imaginação e fazer-lo do jeito a da forma que quisermos, mas precisamos perceber que nem sempre isso resultará em um modelo bom pra voar, para que o modelo tenha um voo dócil controlável e prazeroso é necessário seguirmos algumas regras de proporção. 1- o comprimento da fuselagem deve ter entre 70% e 95% da envergadura da asa,por exemplo se a asa do seu modelo tiver 100 cm a fuselagem obrigatoriamente dever ter entre 70 e 95 cm. 2- o comprimento do profundor profundor dever ter entre 40 e 45% da envergadura da asa. 3- a altura do leme deve ficar entre 20 e 25% da envergadura da asa. Momento de cauda: Um aspecto muito importante em aeros principalmente os treinadores é o momento de cauda, que é a distância entre o bordo de fuga da asa e o bordo de ataque do estabilizador horizontal, é o momento de cauda que diz o quanto arisco ou não será os movimentos de cabragem e picagem do modelo. Para que tenhamos um modelo com movimentos suaves o momento de cauda deve ter duas vezes e meia o comprimento da corda da asa, ou seja, se a corda da asa do seu modelo mede 20 cm,o momento de cauda deve ficar com 45 cm,ou seja o bordo de fuga da asa deve ficar a 45 cm do bordo de ataque do estabilizador horizontal. Peso x Empuxo: Para que um avião ou qualquer objeto possa alçar vôo e permanecer nessa condição (voando) é necessário que ele se desloque acima de uma velocidade minima, que é o que chamamos de velocidade de stoll, geralmente para que um avião supere a velocidade de stoll é necessário apenas que seu empuxo seja equivalente a 70% de seu peso,embora a condição ideal seja que ele tenha um empuxo equivalente ou superior ao seu peso. Segue logo abaixo, duas imagens que ajudarão na hora de determinar as proporções adequadas ao seu modelo:

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