terça-feira, 6 de maio de 2014
filtro
Os momentos mais importantes em um R/C, é a vida da máquina .São os primeiros trinta ou 50 minutos. Dentro deste período pode a máquina ficar arruinada ou preparar-se para uma vida longa. Os inimigos principais a este período de funcionamento em um motor são falta de lubrificação e aquecimento demais. Falta de lubrificação é causada usando um combustível com muito baixo conteúdo de óleo. Pode aquecer demais é o mesmo resultado de deixar o motor muito acelerado com a agulha muito fechada nas fases iniciais. A maioria dos motores acima do tamanho .40 cu. ins. em sua maioria são dotados de anel.
Estas máquinas não requerem muita aceleração, elas não devem porém,
ser colocadas diretamente em um modelo . Motores de capacidade menor, com buchas devem ser amaciados em bancada. Nenhum deles ultrapassa uma hora e está começando a acelerar porque isso é normal, e você começa a sentir que a máquina se solta logo.
A vibração em uma motor novo irá diminuir e você notará isso .Há uma certa viscosidade e a hélice não vai girar livremente por uma revolução. Esta tendência se reduzirá quando o motor se tornar mais amaciado. Se você está operando o motor em um modelo, ou, para motores pequenos, no banco de teste, o conselho é o mesmo ,mantenha mistura aberta. Aproximadamente 30% de conteúdo de óleo no combustível é o mais recomendável, a máquina lançará muito óleo fora , mas não se deixe tentar em reduzir a porcentagem de lubrificante - é preciso dar para as partes que estão se acomodando uma chance para acomodar-se sem danos.. Também é preferível usar o motor sem o silenciador durante o amaciamento, lembre-se que a máquina deve ser
mantida com o máximo de resfriamento possível ,e um silenciador tem o efeito de reter o calor no motor.
Você pode encher uma lata de biscoito ou receptáculo semelhante, com trapos velhos e pedaços de espuma polystyreno e posicione ao lado da saída. Isto absorverá muito do som produzido.
Posicionando o tanque de combustível em um suporte é tão importante quanto é no modelo assim tendo certeza está montado no mesmo nível do carburador e não muito longe. Os fabricantes podem dizer, abra a agulha um mínimo de quatro ou cinco voltas. Prepare o motor ,colocando o dedo em cima do
entrada e chupando o combustível invertendo a hélice três ou quatro vezes. A maioria dos aeromodelistas usam o dedo indicador. Porém é muito fácil de ser atingido por um contra ,os starts elétricos fazem a vida certamente mais fácil vencendo máquinas relutantes para darem partida. Uma vez está funcionando remove-se o clipe de bateria e reduzimos a agulha um quarto de uma volta e testamos
novamente. Meia dúzia de tanques de combustível de 4 oz deveriam ser suficientes para amaciar o motor. Para parar a máquina ponha seu dedo em cima da entrada de ar e espere o sufocamento, mas cuidado com objetos em mão, para não pôr seu dedo no propulsor acidentalmente. Outra recomendação é a colocação de um arame preso ao controle de abertura do carburador para ter-mos um controle parecido com o rádio.
Muitas vezes eu ouvi um modelista lamentar o fato que a máquina dele tinha
começado perfeitamente quando ele tentou isto em casa ,contudo, no campo, começou a apresentar problemas. Freqüentemente os problemas de ignição são acentuados através de resfriamento do tempo e, a máquina dá alguns problemas diferentes das condições de verão.
Fica distintamente temperamental quando as mudanças de temperatura. Isto pode ser resolvido na maioria das vezes colocando um pouco de combustível na saida dos gases do motor e umas gotas no carburador. Verificando se a conexão com a bateria está sã, e bem carregada bem como se os contatos estão limpos. O uso do start elétrico é quase sempre de grande ajuda para casos teimosos.
Uma vez que o motor está funcionando adequadamente retire os cabos de ignição e acelere e desacelere o motor verificando se atinge a rotação máxima e a mínima respectivamente. Na rotação mínima o motor não terá condições de movimentar o aeromodelo.
Uma vez verificado isto é hora de pegar o avião com o motor funcionando e elevar o nariz á um ângulo de aproximadamente 45º para certificar-se que o motor não mudará a aceleração vindo à ratear. Se isto ocorre pode ser que a agulha precise e algum ajuste fechando-a ou abrindo-a uns dentes(ou cliques).Para que não ocorra problemas sérios de entupimento na agulha use sempre um combustível limpo e filtrado .A colocação de um filtro entre o tanque de combustivel e o motor será muito importante tanto na fase de amaciamento como na fase de voo.Exemplo de filtro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
informações e Dicas
1º - Interferências: Por mais que se tente, com a tecnologia atual, não é possivel evitar as interferências, seja no mundo civil ou militar ...
-
1º desenho O primeiro e o segundo estatores , reparem que começa o primeiro estator sentido horário e o segundo anti-horario e pula 4 esta...
-
Podemos considerá-la o coração do aeromodelo, a bateria tem fundamental importância em seu funcionamento. Não me refiro aos elétricos, e si...
-
Aeromodelos cortados a laser estão de popularizando muito no mercado, porém como conseguir distinguir uma boa planta para o corte de laser? ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário