terça-feira, 27 de maio de 2014

criando formas de fibra

Aos amigos que pediram fotos e dicas de como foi feito o Tucano em Fibra de Vidro , segue ai uma breve explicação de como eu construi este aeromodelo !!!
Primeiramente precisa-se confeccionar um negativo pra se fazer o molde , ao qual vai sair uma serie de aeromodelos idênticos...assim abaixo foi feito um aeromodelo esculpido em madeira nas medidas certas para que o molde ( ou forma ) , pudesse ser laminada com fibra de vidro.
Aeromodelo pronto e depois cortado exatamente ao meio pra se fazer o molde lado esquerdo e direito da fuselagem. Sobre uma superfcie plana agora ele sera trabalhado.
Uma das fases mais difíceis...acabamento do negativo , dai vai depender a qualidade e perfeição do modelo. O mais perfeito possível pra que o molde não tenha defeitos.
Aqui a manta de fibra de vidro ja esta sobre o negativo (aeromodelo em madeira ) ,dois dias pra secar ( na sombra ), e o molde esta pronto pra se laminar as partes do modelo. Antes de colocar a fibra sobre a madeira e resinar é preciso encerar e passar desmoldante , duas mãos ( pra não grudar ) , ao laminar o molde e depois se destacar facil.
Detalhe da laminação , vai se colocando a manta e pincelando a resina ja com catalisador para que a fibra se acente sobre o negativo , os palitos ali é apenas pra reforçar a estrutura do molde , quanto mais camadas em fibra mais resistente fica o molde e mais difícil de empenar.
Aqui os moldes esquerdo e direito ja prontos , um sendo laminado e o outro vazio pra se ter uma ideia de como ficou...as cores em cinza é massa plástica para corrigir os defeitos no molde que são inevitáveis com esta laminação simples !!! Quem ja viu fabricar Ovo de Páscoa , vai entender como se lamina a manta de fibra no molde , ( não tente fazer de chocolate...pode ate ficar gostoso mas acredio que não vai voar !!! ) , mas...enfim o processo é o mesmo , faz-se as duas partes e depois elas são juntadas e coladas pra dar forma a fuselagem.
Molde ja laminado e seco...ai o lado direito de uma parte do futuro Tucano elétrico.
Outra vista do lado direito ja fora do molde... ( vista do lado de dentro ) , usado manta de fibra nesta laminação...mesmo assim ainda ficou leve...cada parte pesou 110 gramas. Pano de fibra de vidro é melhor e fica mais leve ainda. Não usei o pano por que não encontrei.
Outra vista...já do lado de fora !!! Ficou 10 , para o primeiro retirado e sem o Gel Couting ( Gel passado antes da laminação pra dar cor e retirar imperfeições )...eu não tinha esse gel !!!
Ja adiantando... o modelo colado as partes...direita e esquerda...colocado rodinha e cortado lugares dos servos e estabilizador traseiro...mais acabamento com massa plastica retirando as imperfeições... Feio né ???
Vista lateral direita , mais feio ainda. Dentro da fuselagem existe espaço de sobra para se colocar toda eletrônica como os servos e linkagem , mas nesse teste como nao tinha idéia de qual seria o peso final decidi não arriscar e fazer o mais simples possível evitando complicar a coisa , o CG ( Centro de Gravidade ) , por exemplo ainda desconheço , então deixei tudo pelo lado de fora.
Vixe...eu achei que não ia virar nada...assustei com essa aparência.
Mó feio...
Mas depois de pintado e com os estabilizadores e profundor ( Feito em depron ) , colado na traseira com Araldite 12 min. Ja deu uma mudada no visual em ???
Gostei da brincadeira !!! Peso 375 gramas.
Ta ai o bichinho ja com a asa ( que ja estava pronta ), e é mais chatinha de fazer que a fuselagem.
Vista frontal...ventilação e local do motor.
Modelo pronto...faltando agora a eletrônica.
Asa isoor P3 , entelada com vinil , acabamento em pintura...179 gramas pronta , o aeromodelo no final ja com motor e-max 2822 e toda eletrônica instalada + bateria lipo 1550 Mah ficou pesando 775 gramas...acredito que por usar a manta de Fibra de Vidro desfiada pesou tudo isso...com o pano de Fibra de Vidro com certeza ficaria com muito menos peso , pois a fibra que eu usei para teste , mesmo desfiada ainda concentra muita resina. Mas valeu o teste...fiquei contente com o resultado , este é o primeiro...os próximos com certeza ja serão mais aperfeiçoados !!!
Fica ai um pouco do meu trabalho e passo adiante meu conhecimento e as técnicas que na pratica desenvolvi na area , pra ajudar aos amigos aeromodelistas que queiram tentar construir seu próprio Aeromodelo em Fibra de Vidro ou ainda para que modelistas ou não possam entender como é fabricado um Aeromodelo usando Fibra de Vidro e resina .













Nenhum comentário:

Postar um comentário

informações e Dicas

1º - Interferências: Por mais que se tente, com a tecnologia atual, não é possivel evitar as interferências, seja no mundo civil ou militar ...