quarta-feira, 7 de maio de 2014

POSICAO CORRETA DOS MOTORES

Quando o avião é asa alta, o motor deve apontar ligeiramente para baixo, uns 2 a 3 graus geralmente vão bem. Se isto estiver na planta, siga a indicação. Se não estiver, tente com uns 2 graus, e se perceber que o avião tende a levantar muito o nariz ao acelerar, aumente um pouco, e eventualmente aplique um pouco de ângulo para a direita (right-thrust) apesar de que nunca precisei disto em asa baixa. Quando o avião é asa média acrobático, o normal é ter incidência de absolutamente zero, assim as reações ficam as mesmas no vôo normal, de dorso, de faca, etc. Se é um asa baixa esporte, pode-se começar com zero e se necessário acrescentar um pouco de ângulo para a direita (right-thrust) Agora, o que me dói o coração, os olhos, o cérebro, é ver motores pendurados acima do cowl. Não conheço nenhum avião real que use motor assim, mesmo porque atrapalharia a visão do piloto. Não conheço nenhum modelo bem projetado que use motor assim, pois não tem motivo de ser, aumenta o arrasto, fica pouco estético, fica difícil de manter uma posição correta do motor pois o próprio empuxo tende a mudar o ângulo de downthrust, não sei de onde surgiu esta idéia mas a maioria há de concordar que não tem a menor razão de ser.

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