quinta-feira, 8 de maio de 2014

É Possível usar um Motor de Cortador de Grama para Construir um Avião RC a Combustão?

Será mesmo que é uma boa ideia usar um motor a combustão, que foi feito para furar metal ou cortar grama, em nosso aeromodelo? Vamos descobrir ! Muitos futuros construtores de aviões RC têm essa dúvida; se é possível usar pequenos motores a combustão para girar a hélice de um aeromodelo médio. Apesar de existir uma série de motores a combustão, dos mais diversos tipos e tamanhos, ainda existe o interesse por motores alternativos, até mesmo para viver novas aventuras com um motor desconhecido. Se você quer experimentar um novo motor, tem que considerar algumas especificações para que tudo dê certo. O primeiro ponto a observar é o peso do motor. Motores muito pesados exigem aviões maiores, consequentemente hélices maiores e maior demanda de potência. Dentro do projeto do seu avião, provavelmente encontrará a relação de peso dos componentes, e seu novo motor deve estar dentro desses parâmetros, caso contrário o avião não voará. No exemplo do motor de cortador de grama ou motosserra a combustão, temos uma carcaça extremamente pesada em termos de aeromodelismo. A palavra de ordem para fabricantes de aviões de controle remoto é "Quanto mais leve, melhor!". Imagine que você está levando para o ar uma máquina voadora que depende de cada parte de sua estrutura, seja para voar, para manter as partes quee voam unidas ou para dar tração ao aeromodelo. Pequenos motores 2T conseguem rotações muito elevadas, mas grande parte deles é projetada para ter força (torque), eles são usados para cortar grama, madeira, furar aço, não para voar. Possuem muita carcaça de reforço, o que para fazer força é ótimo, mas para voar não faz sentido algum. Em alguns casos o motor não gira rápido o suficiente, o uso de um conversor de torque resolveria o problema, mas causaria excesso de peso (mais um componente para voar a bordo). Mesmo assim, é possível remover a carcaça do motor do cortador de grama, calibrar o carburador e "converter" esse tipo de motor para aviação. Muitos procuram esse tipo de montagem por permitir voa com gasolina comum, de posto, principalmente nos EUA.Vantagens do Motor a Nitro Um motor de avião RC a combustão é feito para girar 18000 RPMs, ser leve e queimar nitro. Não são capazes de cortar madeira, mas os motores para aviões possuem a força exata para mover suas hélices compatíveis. Nem Tudo é Combustão Outra ideia interessante é usar um motor elétrico de alta potência e baixo peso. Você pode levar seu avião dentro do carro, sem se preocupar com a sujeira do óleo ou nitro vazando no porta-malas. É possível adaptar um motor grande e pesado em um avião, mas não é a melhor ideia; você vai perder em performance e maneabilidade. Bons voos e obrigado!

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