sexta-feira, 11 de abril de 2014
Situações de emergência
A situação de emergência mais comum para um principiante é a desorientação – o piloto não sabe qual o comando correto a ser dado e não há muito tempo disponível para descobrir. Por isso voe sempre a uma altura de “3 erros” do solo de modo que haja tempo para cessar o pânico, soltar os comandos por um instante, colocar a casa em ordem e retomar o comando do aeromodelo.
Outra situação bastante comum é uma parada de motor durante o vôo. Lembre-se que você ainda tem as asas, as superfícies de comando e o rádio continua funcionando. Não entre em pânico e procure dar comandos suaves de modo a evitar o estol ou o descontrole do avião. Na maioria das vezes será possível executar um pouso normal, mesmo que fora da pista. Não se precipite em mergulhar em direção à pista pois isto fará com que a velocidade aumente demais e você acabará pousando longe da mesma maneira. Se o modelo não tiver altitude suficiente para que você o traga de volta à pista, não tem problema, concentre-se em pousar o quão lento possível (sem estolar) e com as asas niveladas, mesmo que no mato – se você mantiver o modelo sob controle, com o trem de pouso para baixo, sem excesso de velocidade, os danos causados ao modelo serão mínimos, se houver danos!
Uma falha de motor na decolagem é uma situação especial que requer ação imediata por parte do piloto. Via de regra a melhor coisa a fazer é baixar o nariz para evitar o estol e pousar na frente. NÃO COMETA O ERRO FATAL DE TENTAR UMA CURVA RÁPIDA NO INTUITO DE VOLTAR! Após a decolagem, o modelo ainda não tem velocidade nem altura suficientes para quase nada. E não esqueça que é sempre melhor andar um pouco para buscar um aeromodelo inteiro do que recolher pedaços “no pé”.
Já as falhas de rádio quase sempre resultam em queda. Mesmo assim você nunca deve desistir de tentar controlar o aeromodelo. Ainda que ele não responda, recue todo o acelerador e mantenha-o nessa posição. Erga o transmissor o mais alto que você puder, de forma a enviar o melhor sinal possível.. Falhas de rádio momentâneas também são comuns, portanto não desista de tentar retomar o controle.
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