sábado, 5 de abril de 2014
Manutenção de Motores como perder peso Glow 2 Tempos
Desmontagem, substituição de como perder peso rolamentos e limpeza geral Antes de iniciar qualquer trabalho, você deve juntar as ferramentas apropriadas e preparer a area de trabalho. Eu gosto de cobrir a bancada com um pedaço de papelão preso com fita adesiva, mas uma toalha velha também funciona muito bem. As ferramentas necessárias para este trabalho, serão chaves Allen (milímetros ou polegadas de acordo com os parafusos), um par de pequenos alicates , chaves de fendas, um estilete, um extrator pequeno (saca-polias), produto para limpeza, escovas, uma bandeja, papel absorvente e óleo de máquina (ou after-runner), um ferro de solda e uma pistola de ar quente. Mantenha-se organizado e trabalhe num lugar onde você não fique preocupado se fizer um pouco de bagunça. Este trabalho não é apropriado para uma mesa de jantar delicada. DESMONTAGEM Desmontar o motor não é nenhum bicho de sete cabeças, entretanto, se esta é a sua primeira vez, é recomendável manter um papel e uma caneta à mão, para fazer algumas anotações que certamente serão úteis para você colocar tudo de volta de forma mais fácil. Primeiramente remova o escapamento (muffler). Assegure-se de utilizar a chave Allen ou Phillips correta para não danificar os parafusos. Se os parafusos estiverem muito emperrados ou apertados, utilize o ferro de solda para aquecê-los. Isso ajudará a soltá-los. Em seguida, remova o carburador. Geralmente o carburador é preso por dois parafusos ou por uma trava (chaveta). Remova a porca da hélice e a arruela. A maioria dos motores atuais utilizam uma chaveta para travar a arruela de suporte da hélice (prop drive washer). A maneira mais fácil de remover a arruela de suporte da hélice é com um pequeno saca-polias, porém, caso você não possua um, remova a chaveta, proteja-o com um pano e tente soltá-lo com o auxílio de um alicate. Utilize o estilete, para fazer pequenas marcas na parte traseira da tampa do cabeçote, na parte traseira da biela e no topo do pistão, indicando a parte que fica pra trás. Estas marcas o ajudarão a reposicionar corretamente as peças na remontagem. Os parafusos da tampa traseira podem estar cobertos de fuligem. Limpe-os cuidadosamente para que a cheve Phillips ou Allen encaixe corretamente, evitando danificá-los. Novamente, se os parafusos estiverem emperrados, utilize a dica do ferro de solda. Acredite, funciona mesmo ! Lentamente remova a tampa traseira, tentando evitar rasgar a junta. Se ela ficar colada, utilize um estilete para soltá-la cuidadosamente. Se ela rasgar, você terá que comprar uma nova. Vazamento na tampa traseira impede o motor de funcionar bem. Depois de bastante uso, os motores costumam acumular fuligem e óleo queimado encrustado no cabeçote e seus parafusos, que pode ser difícil de remover. Os motores mais modernos usam juntas de latão ou alumínio que podem causar vazamentos, caso não sejam corretamente encaixadas. Gentilmente remova a tampa do cabeçote, tomando todas as precauções para preservar a integridade dos parafusos e da junta. Se necessário, utilize o estilete para soltar a junta, mas se houver danos, pode ser necessário substituí-la. Alguns motores possuem um pino guia para o correto alinhamento da camisa ao cilindro. Se o seu motor não possuir este pino, lembre-se que as saídas do escapamento são as mais altas. Se a camisa não for corretamente alinhada com o cilindro, o motor não funcionará. Agora solte a parte inferior da biela do pino do virabrequim, na traseira do motor, e então remova, por cima, o conjunto pistão e biela. Cuidado para não danificar o anel do pistão durante a remoção, caso seu motor possua. O virabrequim sairá com facilidade do corpo do motor e dos rolamentos. Caso não fique preso, bata levemente na ponta do eixo, protegendo-o para evitar danos que poderiam deformar e destruir o virabrequim. Agora que o motor está desmontado, nós podemos retirar os rolamentos antigos. O corpo de alumínio do motor deverá ser expandido com calor para liberar os rolamentos. Você pode utilizar uma pistola de ar quente para aplicar calor, se não dispuser de uma, pode colocar o motor no forno a 250 graus por cerca de 10 minutos. Não utilize maçarico, porque o aquecimento desigual pode distorcer o metal e destruir o motor. A pistola de ar quente funciona muito bem e é mais segura. Se os rolamentos não se soltarem sozinhos, bata levemente com o motor num bloco de madeira e eles cairão. LIMPEZA Eu gosto de usar um desengraxante cítrico, mas outros solventes, ou thiner também podem ser usados. Derrame um pouco do produto escolhido para limpeza em uma bandeja e utilize uma velha escova de dentes e uma pequena escova de aço para limpar as peças, uma de cada vez. A escova de aço só poderá ser utilizada nas partes externas, e a escova de dentes nas partes internas. As cerdas de nylon não são duras o suficiente para danificar as partes internas, mas são capazes como perder peso de fazer uma boa limpeza. Em seguida eu diluo uma boa quantidade de detergente em água e faço uma segunda limpeza. Depois enxaguo as peças em água quente, que ajuda a remover qualquer resíduo de desengraxante ou detergente. Por fim, seco bem as peças em uma toalha limpa. Borrife uma pequena camada de WD-40 em todas as peças de aço após o enxágue, para prevenir a ferrugem. Se você montar o motor logo após a limpeza, o óleo fino que utilizaremos na montagem fará o serviço. O óleo queimado e fuligem encrustados na parte externa do motor, pode ser retirado facilmente com o uso da escova de aço. A carbonização acumulada no topo do pistão pode ser raspada com o estilete ou outra lâmina, mas é preciso ter cuidado para não danificar as bordas do pistão. Também é possível utilizar um pedaço de esponja 3M Scotch-Brite, essa verde e amarela que usamos para lavar louça, para soltar alguma carbonização mais teimosa. INSPEÇÃO Examine cuidadosamente todas as peças do motor e vaja se há desgaste ou arranhões nas partes internas do motor. Desgaste no interior da camisa, ou no exterior do pistão e/ou anel do pistão, podem significar necessidade de substituição. Nos motores com anel, o mesmo deve estar perfeitamente limpo e solto em seu sulco. Jamais remova o anel, a menos que pretenda instalar um novo. Verifique as folgas nas conexões da biela. No caso de folgas excessivas, considere a substituição da mesma e/ou do pino do pistão. Inspecione o virabrequim e veja se há alguma rugosidade ou arranhões no pino onde se encaixa a biela. Se o motor funcionou sempre bem lubrificado e com a mistura adequada, sem estar “magro” demais, o pino estará brilhante, como se tivesse sido polido. Peças rugosas ou arranhadas nointerior do motor, geralmente significam que algum material estranho entrou no motor, assim como areia, ou que o motor funcionou sem a lubrificação adequada. Os rolamentos podem ser limpos e lubrificados com óleo fino, e então devem ser checados se estão rodando livremente e com suavidade. Caso seja percebida qualquer rugosidade ou aspereza ao rodar os rolamentos, os mesmos devem ser substituídos. Também é importante inspecionar o cárter e o virabrequim para ver se não há danos ou desgaste excessivo. Mesmo em motores com rolamentos, o encaixe do virabrequim deve ser o mais justo possível, a fim de evitar vazamentos e perda de pressão. Se seu motor estiver excessivamente danificado e/ou desgastado nesta área, pode ser o fim da sua vida útil, pois a substituição do cárter e/ou virabrequim custarão praticamente o preço de um motor novo. Finalmente, inspecione todas as juntas e O-rings, e substitua as juntas que estiverem danificadas e os O-rings que estiver duros e quebradiços. REMONTAGEM Começando pela instalação dos rolamentos. Use luvas para prevenir queimaduras e aqueça novamente o corpo do motor para facilitar o perfeito posicionamento dos rolamentos em suas cavidades. Quando estiver suficientemente quente, pressione o rolamento em sua cavidade com a ajuda de um bastão de madeira (pode ser um pedaço cortado de um cabo de vassoura). Não force demasiadamente o rolamento, caso não esteja encaixando, aqueça mais um pouco o motor até que o rolamento deslize suavemente até sua posição. O virabrequim deve deslizar com facilidade até praticamente encostar no rolamento. Gentilmente force-o até que encoste em sua posição correta. Os rolamento já vêm lubrificados, mas apesar disso, sugiro lubrificar todas as peças com óleo after-runner ou óleo fino durante a remontagem. A lubrificação protogerá o motor quando ele for ligado pela primeira vez, após a remontagem. Após posicionar o virabrequim, está na hora de reinstalar o conjunto pistão e biela. Preste atenção ao correto alinhamento, utilizando-se das marcas que fez durante a desmontagem. Encaixe e deslize a camisa, cuidadosamente, pelo cilindro, até se acomodar por completo, prestando muita atenção no alinhamento correto. Em alguns casos, pode ser necessário aquecer o motor para facilitar o deslize da camisa no cilindro. Se o motor tiver anel, facilite o encaixe da camisa, comprimindo o anel com os dedos. Instale o cabeçote e a junta, devidamente alinhados, e aperte os parafusos de forma uniforme mas sem apertá-los demais. O aperto desigual pode empenar o cabeçote, causando vazamento de pressão e prejudicando o funcionamento do motor. Virabrequim deve ser capaz de ser girado facilmente, com a mão, a partir do eixo dianteiro. Reinstale a tampa traseira e o carburador. Recoloque o arruela de suporte da hélice e a chaveta, e também a porca da hélice. Antes de instalar o escapamento, coloque duas ou três gotas de óleo no cilindro para lubrificação completa. Instale a vela e a hélice e verifique se a compressão está ok, girando a hélice com a mão. Tudo pronto ! Agora seu motor deve estar com aparência e estado de novo, e está pronto para ser instalado e ligado.
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