terça-feira, 7 de maio de 2013
Hawker Hurricane
Montei um modelo em escala 1/32 do Hawker Hurricane MKI, utilizado pela "Royal Air Force" durante a batalha da Grã Bretanha. Este avião foi um dos defensores das terras da Rainha, combatendo principalmente as ondas de bombardeiros stuka e Heinkel He-111, infringindo grandes baixas ao inimigo.
Embora o Hurricane não fosse um caça topo de linha, ele era certamente um avião resistente e letal, enquanto não tivesse de lidar diretamente com os Me-109s. Era também um belo avião, muito elegante e com boas características de vôo. Sua ficha comparativa com outros aviões da segunda guerra e seus incríveis números de vitórias não vem ao caso e foram rapidamente sugeridos aqui por mera referência histórica, já que pessoalmente não me interesso muito por quem produzira o avião mais mortífero. A importância de um avião como modelo não deve ser mensurada pelo rastro de sangue que ele derramou. Bem, assim eu acho... Isto, aliás, empobrece em muito a história do modelo. Estamos trabalhando com arte e estética ou nos gabando da vitória dos aliados ou dos grandes avanços tecnológicos? Cada um tem o seu motivo para escolher um avião, mesmo que eu não concorde, mas a mim agradam mais os belos padrões de pintura e as linhas harmônicas e aerodinâmicas dos aviões daquela época.
Como já disse em outras seções do site, este é o meu modelo mais recente.
Demorei vários anos para completá-lo, pois nestes últimos anos não devotei tempo para sequer tocá-lo, até recentemente. O tempo de certa forma foi benéfico, já que a cada dia eu sentia mais vontade de terminar o projeto. Além disso, eu pude obter mais dados sobre o modelo na internet... Resultado: Este é de longe o meu melhor modelo, marcando um novo momento em meu trabalho como modelista alternativo. As técnicas evoluíram. A forma como trato e trabalho meus materiais mudou. Também os materiais mudaram, pois além dos tradicionais papel, papelão, lata de cerveja, polietileno arames e cola, utilizei EVA em peças que anteriormente eu não imaginava. Experimentei cortiça e utilizei massas corretivas. Mais que isso! Utilizei aerógrafo para a pintura, e produzi mesu próprios decalques... A construção deste modelo foi sem dúvida um grande passo em minha pesquisa de técnicas e materiais.
Eu havia prometido criar um tutorial passo a passo da construção do Hurricane, fotografando os passos de construção a cada avanço, de acordo com os passos propostos no tutorial. Percebi, entretanto, que este projeto não era executável devido a dificuldades econômicas e técnicas. Eu não tinha dinheiro para revelar fotografias, nem possuía uma câmera capaz de produzir fotografias adequadas do modelo para exposição na internet. Uma câmera digital seria a opção ideal, mas ainda hoje não consegui adquirí-la. Ilustrar os passos de construção requeriria muito tempo, e eu preferi abandonar o projeto. Resolvi documentar a construção do modelo posteriormente com o que me lembrasse das técnicas e materiais empregados, e das dificuldades enfrentadas. Bem, fazem muitos anos que eu comecei a construção deste modelo, mas vou tentar concluir o tutorial com a maior fidelidade possível!
Abaixo segue um link para os planos de montagem utilizados e para o melhor diagrama do Hawker Hurricane que encontrei na internet.
Este link é também o próximo passo na construção de seu modelo, caso você resolva seguir este tutorial.
Esquema.
O plano que consegui produzir possui alguns erros que vim a perceber somente algum tempo depois, quando encontrei na rede um esquema mais preciso, contendo informações como uma visão trazeira e inferior do avião. Para efeito do tutorial estarei disponibilizando-o na página, como uma forma de exemplificar a estrutura do modelo a montar. Este esquema não deve ser utilizado como molde para peças, devido às distorções ocorridas durante a digitalização (a escala se alterou ao longo de apenas um dos eixos, problema que sinceramente não compreendi).
O plano prevê a montagem de um modelo feito de materiais como papel, papelão e lata de cerveja, e utilizando as técnicas previstas neste tutorial.
- Meu esquema (estrutural) -
O plano que encontrei na rede (Hawker Hurricane MKI) também está disponível no endereço acima.
Acredito que seja um esquema suficientemente detalhado e preciso para a confecção de um modelo de materiais alternativos. Para reduzí-lo à escala desejadabasta montar uma regra de três em que o comprimento em escala(comprimento realdividido pela escala desejada) esteja para o comprimento do desenho, assim como a medida a ser encontrada esteja para a medida no desenho. Utilize a técnica ensinada na seção do tutorial que fala sobre a confecção de Planos.
Características do Avião
12,2m.
9,59m.
3,96m.
8x metralhadoras de 7.7mm.
Motor Rolls Royce Merlin III de 1030 hp, com refrigeração líquida e 12-cilindros em v.
O propulsor varia, mas esta variante usava Hélice propulsora de 3 pás em madeira.
1.
Os passos que se seguem foram organizados em uma seqüência lógica de construção que deve ser seguida (embora em alguns casos específicos alterá-la não cause problemas), pois a diferenciação desta ordem poderá foçá-lo a desmontar alguma parte já montada do avião para pintura de outra, ou mesmo deixar expostos defeitos que depois se tornarão inadmissíveis com o modelo pronto.
Eu organizei os passos da seguinte forma: Fases que correspondem a um conjunto de passos semelhantes; Passos que correspondem ao emprego de uma determinada técnica já anteriormente citada.
Primeira Fase : Organizando o material
Selecione os esquemas e ferramentas que julgue necessários para a confecção do Hurricane. Eu sugiro utilizar régua, compasso, transferidor, esquadro, lápis, borracha, alfinetes, paquímetro, faca alfa, prendedores de roupa, alicates com trava, pincéis, aerógrafo e micro retífica com alguns acessórios. Confira a lista de ferramentas para saber quais ferramentas podem substituir as acima citadas, caso você não as possua, ou não possa utilizá-las por qualquer outro motivo.
Limpe uma suferfície plana como por exemplo uma mesa, e disponha os esquemas e as ferramentas da maneira que melhor lhe convier. Tudo deve estar organizado e ao alcance das mãos, de forma que nenhuma ferramenta ou esquema desapareça da bancada.
Selecione os seguintes materiais : 1 rolha de cortiça, 1 pedaço de papelão grosso sem dobras ou amassados, bastante papelão fino (o suficiente para desenhar a asa do Hurricane umas 6 vezes, lado a lado, mais papelão suficiente para as outras peças), um pouco de arame galvanizado fino e firme (talvez 1 metro), uma folha de lata de alumínio (cortada de uma lata de cerveja), um pedaço de EVA ou borracha (que dê para tirar uns 5 pneus do trem de pouso principal), algumas folhas de papel A4, plástico transparente e firme (polietileno), cola branca, cola quente, gesso e massa acrílica, cola instantânea, alguns palitos de dente e alguns alfinetes.
Obs:
Neste momento nós selecionamos e ajuntamos nosso material e ferramentas apenas como uma checagem do que temos disponível, e do que precisaremos para confeccionar o modelo.
Se você tiver alguma dúvida a respeito de algum destes materiais, consulte a lista de materiais.
As ferramentas usadas dependerão do que você possuir e do que você tiver mais afinidade. Elas serão requisitadas em cada passo, mas deixe todas à mão, pois podem ser úteis a qualquer momento...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
informações e Dicas
1º - Interferências: Por mais que se tente, com a tecnologia atual, não é possivel evitar as interferências, seja no mundo civil ou militar ...
-
1º desenho O primeiro e o segundo estatores , reparem que começa o primeiro estator sentido horário e o segundo anti-horario e pula 4 esta...
-
Podemos considerá-la o coração do aeromodelo, a bateria tem fundamental importância em seu funcionamento. Não me refiro aos elétricos, e si...
-
Aeromodelos cortados a laser estão de popularizando muito no mercado, porém como conseguir distinguir uma boa planta para o corte de laser? ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário