quarta-feira, 8 de maio de 2013

Estol de uma Aeronave ou Aeromodelo – Como se Recuperar?

Pilotar um aeromodelo rádio controlado é uma das coisas mais gratificantes e emocionantes de se fazer em uma tarde de fim de semana. Há algo maravilhoso em pilotar um modelo pequeno, que parece desafiar a gravidade e navegar através do céu como uma águia majestosa, com uma envergadura de 6 pés. O problema é que o avião realmente não desafia a gravidade e que é claramente evidente quando o avião entra em estol. Continue lendo... Um estol acontece quando o ângulo de ataque aumenta muito fazendo com que sustentação da aeronave diminua. É por isso que um avião não pode subir continuamente para o céu em um ângulo agudo de ataque sem aumentar o seu impulso. O estol é uma parte natural de voar aeromodelos e embora possa ser "assustador" você não tem que ser um piloto treinado para poder reconhecer um estol e saber como se recuperar de um facilmente. Dependendo do tipo de aeronave, há características diferentes que entram em jogo uma vez que o avião estola. Uma aeronave de asa alta, como um Super Cub tem características de estol muito leves. Quando o avião começa a travar o nariz começa a cair para ajudar a ganhar velocidade, mas permanece estável no ar por causa do projeto de asa alta. Por isso, a Super Cub é um avião bom para um novato. Na Segunda Guerra Mundial um Warbird como o P47 Thunderbolt pode ter características de estol menos favoráveis quando comparado a um avião para novatos, como o Super Cub. O equilíbrio do avião pode afetar perigosamente o comportamento de um avião quando estola. Em um Warbird de guerra é típico o comportamento chamado de "estol de ponta", onde o avião rola dramaticamente para o lado, enquanto o avião estola. Esse é um comportamento súbito e surpreendente para o piloto se ele não estiver pronto para isso. O design de asa baixa de um Warbird exige mais velocidade do que o de uma aeronave de asa alta e é menos flutuante por causa disso. Se sua aeronave estola, é importante não entrar em pânico. Isso pode parecer fácil de fazer quando você está simplesmente lendo esse artigo, mas manter a calma é fundamental se você estiver tentando salvar seu avião. Um piloto inteligente vai testar a velocidade de estol e as suas características em seu avião em boa altitude antes que tenha que descobrir isso da pior maneira. A palavra chave para se lembrar quando se entra em estol é: VELOCIDADE! O avião provavelmente estolou por não haver velocidade suficiente para mantê-lo no ar, com o ângulo de ataque atual. Se o nariz cai, é porque o avião está tentando conseguir velocidade suficiente para permanecer no ar. Ajude do avião nessa tarefa tentando acelerar um pouco mais, caso disponha de alguma margem de acelerador para usar. Quando o nariz do avião cair, deixe cair e não puxe para trás, o que pode ser uma reação natural para alguns. Puxar o profundor para trás tornará o estol ainda pior, fazendo com que a aeronave ou aeromodelo caia inevitavelmente. Aumente a aceleração do motor, deixe o avião nivelado, e em seguida, use um pouco o profundor. Muitos estols acontecem durante a fase de pouso que é o momento mais perigoso do voo, já que o avião está perto do chão e o chão é imperdoável com os aviões que se chocam contra ele. Ao aterrissar, é importante manter uma velocidade lenta e constante que irá manter o avião voando, mas não estagnado. O estol de um avião acontece mesmo com o melhor piloto de RC, a coisa mais importante a lembrar é tentar aumentar a velocidade do avião quando você diminuir o ângulo de ataque das asas. Isso permitirá que o avião recupere a velocidade e mantenha o vôo nivelado.

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