quarta-feira, 8 de maio de 2013
Aeromodelo em Isopor é Confiável?
Como intuito do Aeromodelismo-hobbymodelismo é o de levar aeromodelismo para todos, mesmo aqueles que não tem acesso a materiais dispendiosos como a balsa e acabamentos finos como os termo adesivos, vamos conferir como o isopor pode ajudar o aeromodelista a alcançar seus objetivos na construção de grandes projetos de aeromodelos. Vamos lá?
Estive trabalhando muito com o isopor em suas diferentes densidades. Usei do p1 até o p5 em vários aviões que construímos. Nesse ponto posso dizer que o isopor é um material incrível para aeromodelismo, apesar de muitos afirmarem o contrário.
Isopor e a Coloca Quente – A Dupla Perfeita
Acredito que aquele que não curte o isopor como material de fabricação para aeromodelos provavelmente usou cola para isopor para unir as peças do avião, esse tipo de cola é horrível e demora muito tempo para colar.
A melhor cola para aeromodelismo a isopor é a famosa "cola quente". Essa cola vem em varetas e pode ser aplicada com uma pistola elétrica. O aquecimento da cola faz com que o próprio isopor derreta – isso forma uma "solda" quase inquebrável. É uma ciência soldar com a cola quente, porque você pode gostar tanto da experiência e acabar depositando cola em excesso, o que só aumenta o peso do avião. A cola quente pode soldar uma asa em 2 minutos (tempo para a cola esfriar), isso ajuda o aeromodelista /construtor a produzir mais rápido. É possível colar um avião inteiro em 30 minutos.
Cola quente e isopor é uma mistura que combina imensamente.
Isopor e suas Qualidades
O isopor é um tipo de plástico expandido com seu volume formado por 98% de Ar. Nem precisa falar que é um material muito leve...
O isopor, além de leve, é muito barato e pode ser encontrado no lixo.
A durabilidade do isopor (se mantido longe de solventes) é relativamente longa, ideal para manter seu aeromodelo voando por muito tempo.
Pode ser cortado, modelado e fatiado usando ferramentas simples ou cortadores elétricos. Isso faz dele um material maleável para construir qualquer tipo de aeromodelo que não use combustíveis solventes.
Pode ser facilmente reforçado para criar um frame estrutural perfeitamente resistente.
Isopor e seus Defeitos
A Kriptonita do Isopor são os solventes. Não aguenta gasolina ou combustíveis para aeromodelismo a combustão. Não pode ser pintado com tinta spray ou base de óleo. Por isso não é recomendável usar isopor em aviões que usem combustíveis. Ninguém vai querer ver uma asa derretendo em voo, vai?
Se não for entelado e reforçado com um esqueleto metálico pode se quebrar facilmente em voo. Enquanto a balsa é altamente estrutural o isopor é formado por bolinhas, maiores ou menores de acordo com a densidade. Dependendo da densidade e da espessura da chapa, você pode ter a sua asa quebrando logo depois da decolagem.
Aeromodelo a Isopor e os Cuidados na Construção
O problema estrutural do isopor é corrigido usando um esqueleto na parte inferior da asa para reforçar a estrutura a ponto de suportar os vários Gs inerciais durante as manobras. A calda também recebe reforços estruturais, como visto no Curso de Aeromodelismo Elétrico.
Aviões a combustão normalmente possuem envergadura maior, exigindo mais estruturas em suas fuselagens. O isopor pode ser usado como enchimento para uma série de pontos onde não há contato com solventes.
Entelar o isopor é importante, visto que essa camada extra de plástico adesivo ajuda a reforçar a estrutura frágil do isopor.
Vamos Voar Isopor!
Depois disso, o isopor é um material confiável sim! Todo avião tem que ser fabricado com um mínimo de cuidado sobre sua estrutura. Mesmo a balsa exige cuidados na fabricação. Bons voos a isopor!
Abraço!
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