quarta-feira, 8 de maio de 2013

Como Pilotar um Avião de Controle Remoto

Como pilotar um avião de controle remoto sem correr o risco de quebrar seu avião ou machucar alguém. Vamos falar sobre segurança, e outras dicas para iniciantes em aeromodelismo elétrico. Continua... Primeiro passo para Pilotar um Avião Você comprou seu primeiro avião elétrico, ou quem sabe, aprendeu como fazer o seu próprio Telemaster aqui no Curso de Aeromodelismo do site, então chegou a hora de tirar seu aeromodelo do chão. Em 90% dos casos, quando você não possui qualquer orientação sobre como voar aeronaves rádio controladas, provavelmente vai cair logo após a decolagem. Em muitos casos nem consegue manter o avião em linha reta na pista e acaba batendo em algum obstáculo na lateral. Faça o Briefing Uma checagem de segurança é essencial para garantir que o seu avião vai poder cumprir com tudo aquilo que ele foi projetado para fazer ao voar. Ainda no chão, com você posicionado atrás do avião, faça testes de airelon, profundor, leme e direção, depois motor. Faça um Taxi para Reconhecer os Controles de Solo Tudo funcionando corretamente, então comece a taxiar pela pista a fim de se familiarizar com a direção do avião em Terra. Você deve acelerar o avião e logo desacelerar, mantendo uma linha reta até o final da pista, corrigindo possíveis tendências direcionais. Observando a Visibilidade e as Condições Meteorológicas É importante observar ao redor onde será realizado o voo. Procure observar possíveis obstáculos que possam interromper o voo ou comprometer a visibilidade do aeromodelo. A decolagem é sempre contra o vento, nunca a favor ou lateralmente. Qualquer descuido com ventos pode derrubar seu avião logo após a subida. Correndo para o Céu Após dominar o avião no chão, agora é hora de fazer o briefing novamente, observar o vento, respirar fundo e dar 50% de motor gradualmente. O avião começa a andar em linha reta, não está saindo para os lados, agora você pode colocar 70% de motor e levantar o profundor levemente para cima. O bico do avião vai se elevar e o conjunto vai decolar suavemente. Agora você precisa ganhar altitude para ter tempo de salvar seu avião caso o vento tente derrubá-lo. Faça um circuito sobre o seu campo de visão e tente sentir os quatro eixos do avião. Seu coração vai se acostumar com essa nova emoção e logo poderá sentir mais confiança ao pilotar seu novo avião. Depois de umas 40 horas de voo você estará completamente habituado a voar seu aeromodelo e poderá partir para acrobacias aéreas radicais. Comandos Cruzados Quando estamos voando com o avião sendo visto por trás, os controles são normais. Você pode virar o stick para a esquerda e o avião vai para a esquerda. Mas quando o avião está de frente para você, como na aterrissagem, você precisa pensar diferente. "Sempre puxe o stick para o lado da asa que caiu, então ela se elevará corrigindo a direção". Segunda Emoção – Aterrissagem Dizem que a primeira emoção do aeromodelismo é a decolagem e o voo, a segunda é a aterrissagem. A ideia principal é mirar o avião em você durante a aterrissagem, alinhar as asas com o horizonte e imaginar uma rampa do avião até o ponto onde você deseja que seja realizado o toque na pista. 1.Reduza a potência do motor para 50% 2.Alinhe com a pista em direção a você 3.Alinhe as asas com o horizonte 4.Deixe o avião descer em linha reta até próximo do solo 5.Reduza o motor até tocar 6.Corte o motor e mantenha o controle de solo Qualquer dúvida, vento cruzado ou obstáculos na pista – "arremeta" acelerando e subindo novamente. Todo esse processo deve ser feito com calma, como se estivesse em um avião em escala real. Não há motivos para fazer uma decolagem vertical ou uma aterrisagem muito acentuada. Temos muito céu para voar e sua pista não vai sair correndo de você. Espero que essas dicas possam ajudar você a dar seus primeiros passos rumo a decolagem do seu novo aeromodelo. Bons voos!

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