sábado, 25 de maio de 2013

CONECTAR BATERIA SERIE E PARALELO.

Desta vez escolhi escrever sobre um tema que na verdade é simples mas causa muitas dúvidas, principalmente aos iniciantes. Quando e como fazer a interligação de mais de uma bateria em paralelo ou em série. Da mesma forma que eu tratei outros assuntos, não vou abordar teorias ou explicações mais sofisticadas, serei prático. Antes algumas recomendações essenciais: Segurança em primeiro lugar, e com bateria de Li-Po não se brinca nem em pensamento, então todo cuidado é pouco. Jamais use cabos de menor espessura do que aqueles que são utilizados normalmente com as baterias envolvidas no processo. Se puder usar um pouco mais grosso melhor, pode aumentar a resistência e causar um pouco de perda, mas a segurança está garantida. Use sempre baterias idênticas no processo. Em algumas circunstâncias poderiam até ser utilizadas baterias diferentes, mas eu não recomendo, sou totalmente contra essa prática. Além de poder danificar alguma bateria, se você não souber direito o que está fazendo a possibilidade de acidentes é grande. Certifique-se de que o motor e o esc comportam a configuração de bateria que se pretende montar. Vamos ao que interessa. Quando usar em paralelo? Quando for necessário que a carga da bateria dure mais tempo. Nessa situação a tensão(V) não é alterada. Exemplo de ligação em paralelo: Duas baterias 3S (11,1V) de 1.800 mAh ligadas em paralelo funcionarão como uma bateria 3S (11,1V) de 3.600 mAh. Quando usar em série? Quando você precisar aumentar a tensão da bateria. Neste caso o tempo de duração da carga não é modificado. Exemplo de ligação em série: Duas baterias de 2S (7,4V) de 1.000 mAh ligadas em série funcionarão como uma bateria 4S (14,8V) de 1.000 mAh. Diagrama das conexões: Até mais.

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