segunda-feira, 2 de maio de 2016
UBEC: Herói ou vilão?
Ao montar um aeromodelo precisamos ficar atentos aos diversos componentes necessários para o correto funcionamento de todo o avião. Porém, às vezes podemos errar, e quando isso acontece o aeromodelo pode apresentar algum comportamento estranho. Neste artigo falaremos sobre como um simples UBEC (regulador de voltagem/tensão) me deixou preocupado e intrigado por meses.Há anos possuo um YAK 54, até já falei sobre ele em outros artigos. Apesar do tempo, ele ficou durante curtos períodos em ordem de voo; na esmagadora maioria do tempo ficou aguardando peças ou consertos. Inclusive está assim hoje.A última modificação que fiz foi trocar praticamente tudo o que tinha dentro: motor, servos, linkagem, receptor e bateria. Alguns itens foram por necessidade, e outros por oportunidade. E pela atual situação dele (lenhas) logo precisarei trocar a fuselagem, e assim terei um modelo praticamente novo.
O problema aconteceu quando troquei os cinco servos standard que estavam instalados: Futabas S3004 e S3152, por servos hi-torque Hitec 625mg (semelhantes ao 645mg). O receptor Futaba R7008SB era alimentado por um UBEC (regulador) Turnigy 5A com uma bateria LIPO 2S 1000mAh.
Os servos funcionavam corretamente ao ligar, e continuam funcionando ao mexê-los um a um. O problema acontecia quando eu dava comando em todos ao mesmo tempo, a luz do receptor que era verde passava para laranja piscante e todos os comandos travavam. Algumas vezes voltavam ao normal depois de um tempo, e em outras ficavam travados até religar o receptor.Como disse anteriormente, troquei muitos componentes, inclusive o rádio e o receptor. As variáveis eram muitas, não sabia nem por onde começar a caçar o problema. E comecei por onde todos começariam, acho: pesquisando na internet se alguém já teve problemas semelhantes com aquele modelo de receptor.Nada encontrei sobre aquele caro receptor. Então pensei ser o rádio, mas um rádio daquele nível e novo não era para apresentar problemas assim, ainda mais que já estava voando com ele em outros aviões. Atualizei o firmware do rádio e nada, o problema continuava da mesma maneira.Cheguei a abandonar o avião por alguns meses, pois não sabia o que fazer para resolver isso.Quando o motor novo chegou voltei a trabalhar no YAK, até porque o IMAC Santa Gertrudes 2015 estava chegando. Neste momento que percebi a bateria do receptor no fim da sua vida útil, ela não segurava carga por muito tempo. Sabendo disso precisava trocá-la, mas como ia comprar outra igual sem saber o real problema, poderia gastar e descobrir posteriormente que o problema era ela. Portanto resolvi testar com outra bateria LIPO que tinha. Resultado: o problema persistia.Cheguei a fazer alguns voos com o receptor dessa maneira, pois como não estava fazendo 3D, os servos não trabalhariam de maneira brusca ao mesmo tempo.Depois de voar resolvi testar o UBEC, peguei um novo que tinha em casa e coloquei no lugar do velho, pois pra mim só poderia ser esse o problema. E nada desse receptor funcionar direito.Troquei o receptor, coloquei o antigo que havia sido tirado do avião e nada, o problema continuava. Coloquei um receptor genérico, e nada de solucionar o problema. Isso já estava começando a me deixar irritado.Foi nesse momento que comecei a dar mais importância para a telemetria do rádio, que até o momento não tinha conseguido habilitá-la corretamente. Pesquisei na internet como habilitar e passei a acompanhar em tempo real a tensão de alimentação do receptor quando ele entrava naquele modo estranho.E neste momento tudo ficou mais claro, instantes antes da luz ficar laranja piscante sua tensão de alimentação caia para 2,5V e então o receptor parava de funcionar. Com essa dica matadora ficou mais fácil encontrar o problema: era a alimentação do receptor, ou seja, o conjunto UBEC e bateria.Para fazer o último teste bastava eu conseguir outra bateria compatível com os servos e instalá-la no lugar do antigo conjunto. Como a única bateria LIFE que tinha era a que usava no rádio e não uso mais baterias de Níquel (NI-CD e NI-MH), precisei emprestar uma bateria de um amigo.Consegui uma bateria de NI-MH, que era inclusive igual à que veio no meu rádio. Quando coloquei ela, pronto, o receptor funcionou corretamente. O problema era no UBEC (regulador de voltagem).Finalmente consegui vencer aquela grande incógnita que me perturbou por meses e meses.
Conclusão: Enquanto utilizava servos com baixo consumo (standard), o UBEC conseguia suprir todo o sistema. A partir do momento que troquei os servos por hi-torque e mexia todos ao mesmo tempo, o UBEC não conseguia suprir a energia necessária e sua tensão caia para valores muito baixos, o que fazia o receptor desligar e entrar em modo fail-safe.A solução seria comprar um UBEC de maior corrente ou colocar diretamente uma bateria LIFE. Como comprar somente uma bateria ficava mais barato que comprar uma bateria nova e um UBEC, optei por apenas comprar uma bateria LIFE nova. E esta está funcionando até hoje.
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