segunda-feira, 2 de maio de 2016
Os medidores e a voltagem das baterias
A medida da voltagem como foi mencionada anteriormente pode ser feita de várias maneiras. Utilizando-se um MULTIMETRO DIGITAL a precisão e a facilidade da leitura serão excelentes, porém nem todos aeromodelistas sabem como operar um instrumento desse tipo, até porque, como o próprio nome diz ele pode ser utilizado para medições de várias grandezas elétricas alem da voltagem.
É necessario também fazer um pequeno arranjo entre os fios do instrumento e a bateria colocado-se um outro componente eletrônico chamado RESISTOR cujo valor deve ser calculado para prover uma drenagem de corrente da ordem de 200 a 250mA conforme mencionado anteriormente.
Isso está longe de ser um "bicho de 7 cabeças" para quem é familiarizado com eletrônica, mas pode ser um bicho até mais feio para quem não entende nada da materia.
Todo mundo que lida com baterias sabe o que acontece quando os fios positivo e negativo são encostados um no outro! Ou pior quando a bateria é ligada invertida ! Por isso não aconselho a ninguém fazer experiências com baterias.
Existem nas lojas de modelismo medidores apropriados para realizar essa medição, eles já trazem internamente o resistor de carga e fazem medidas tanto na bateria do transmissor como do receptor. São os chamados ESV ( Expanded Scale Voltmeter ) ou Voltímetros de Escala Expandida. Esses medidores, como o próprio nome diz, possuem uma escala expandida onde os valores da voltagem são bem fáceis de serem lidos.
São medidores ANALÓGICOS onde a indicação da voltagem é feita através de um ponteiro e a precisão da leitura é muito boa para o fim a que se destina.
Últimamente apareceu no mercado um outro medidor para bateria, nesse caso específicamente para a bateria do receptor, cuja indicação é feita através de uma linha de Leds coloridos. O mais comum é o Volt Watch da Hobbico. É um aparelhinho minúsculo que já é equipado com um terminal com um conector específico ( Futaba- JR) e que pode ser ligado diretamente num canal vago do receptor e ali permanecer continuamente. Convém lembrar que esse medidor NÃO COLOCA CARGA NA BATERIA PARA FAZER A MEDIDA DA VOLTAGEM. Ele consome apenas 10mA da bateria e portanto não deve ser ligado diretamente na bateria pois seria a mesma coisa que medir a bateria SEM CARGA. Uma vez ligado no receptor ai sim a informação da voltagem passa ser confiável uma vez que os servos e próprio receptor estão consumindo energia da bateria.Uma duvida muito freqüente entre os aeromodelistas é como medir a voltagem da bateria do receptor.No transmissor mal ou bem existe sempre um dispositivo para indicar ao modelista " a quantas anda" a voltagem da bateria, seja diretamente através de um medidor analógico ( com ponteiro ) ,medidor digital no display do rádio,ou ainda através de Leds coloridos. No receptor porém, estamos "as cegas ". A unica maneira de termos certeza que a bateria está bem carregada é aplicar uma carga completa na mesma. Ainda assim se a bateria já tiver alguns anos de uso, poderá ocorrer que uma ou mais células ( pilhas que compõe o pack ) tenham problemas fazendo com que a bateria perca a carga rápidamente mesmo depois de completamente carregada.
É então imperativo que o aeromodelista possa MEDIR a voltagem da bateria do receptor, pois só assim poderá voar com tranquilidade.
Medir a voltagem de uma bateria é uma tarefa muito simples, mesmo para alguém que não entenda nada de eletricidade ou eletrônica. Basta que tenhamos um MULTIMETRO DIGITAL desses que se encontra até nas bancas dos camelôs no centro da cidade. Essa conclusão, a que chegam muitos aeromodelistas, está correta, porém incompleta. Vejamos porque.
Quando colocamos as ponteiras do MULTÍMETRO nos terminais de uma bateria, ( isso vale para QUALQUER TIPO DE BATERIA OU PILHA ) a voltagem indicada no display do instrumento é chamada de VOLTAGEM A VAZIO ou VOLTAGEM SEM CARGA. Isso porque não existe nada ligado na bateria além do instrumento.
A palavra CARGA aqui é empregada com o sentido de "peso", ou seja, uma RESISTÊNCIA ELÉTRICA que ligada nos terminais da bateria drena uma certa quantidade de corrente elétrica, provocando uma diminuição na voltagem.
Na prática essa carga é representada pelo receptor e pelos servos.
Logo é fácil concluir que a voltagem a vazio não deve servir de base para que se chegue a conclusão que a bateria esta carregada ou não, afinal a bateria não fica desligada dentro do avião! . Na hora em que ela for ligada ao receptor e aos servos ai sim teremos a condição normal de trabalho, ou seja, a situação real. É pois, nessa condição que devemos fazer a medida de voltagem e ai teremos a medida de VOLTAGEM COM CARGA.
Como o consumo de energia varia muito dependendo do modelo do servo utilizado e do tipo de superfície que ele comanda, de uma maneira geral, considera-se que o consumo médio de um avião com 4 servos comuns fique entre 200 a 250mA . É esse o valor da carga que deve ser drenado da bateria de 600 mA no momento em que se faz a medida da voltagem. Ou seja, aproximadamente 1/3 da capacidade nominal . Lógicamente para bateria com maior capacidade essa relação deve ser mantida a fim de que a carga solicitada na hora da medida seja sempre proporcional a capacidade.
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