segunda-feira, 2 de maio de 2016

Combustão: Mitos e verdades

Apesar de ser o tipo de motor mais antigo no mundo do modelismo, muitos pilotos ainda sentem receio ao se pensar em aviões a combustão. Como neste artigo falarei sobre gasolina e glow, usarei o termo combustão ou combustível para me referir a ambos.Infelizmente fiquei uns três anos afastado dos motores à combustão, e um fato é verdadeiro, nunca mais quero isso, é gostoso demais realizar os procedimentos de partida e regulagem, além de ouvir seu ronco. Hoje, tendo experiência com motores à gasolina e glow, me sinto confortável para desvendar seus mitos; e vamos a eles: Guardar o combustível sempre em saco preto Apesar de recomendável, acho desnecessário para o nosso uso, principalmente pelo tempo de armazenamento ser pequeno em nossas residências. O necessário mesmo são aquelas velhas dicas para se armazenar produtos inflamáveis, principalmente líquidos inflamáveis: Manter longe de fontes de calor e chamas; guardar em local seco, longe de raios solares diretos (não da luminosidade) e com temperatura amena; manter fora do alcance de animais domésticos e crianças; evitar contato com a pele e mucosas, principalmente ao se misturar óleo com gasolina e abastecer os modelos; também é muito importante identificar o conteúdo da embalagem, pois outras pessoas podem não saber o que há no galão. Como pode perceber, nenhuma recomendação vai muito além do que você já conhece. Preciso dizer também que não é para beber? rs Glow, guardar com o tanque vazio. Gasolina, com o taque cheio: Acredito que muitos não conhecem esta dica básica, mas é verdade. A mangueira para gasolina fica dura caso você mantenha o tanque vazio, com isso o pescador pode não alcançar o combustível quando em voo, e provavelmente o motor irá morrer. Ao fazer isso é importante tampar o respiro do tanque para evitar vazamentos em locais indesejados, como o banco do carro. Mais importante ainda é lembrar-se de destampar o respiro antes de voar. Para o glow isso já não é necessário, pois a mangueira mantém suas características independente do combustível; porém o melhor é esvaziá-lo, pois como o pressurizador fica ligado diretamente à Mufla (escape), o combustível pode vazar do tanque caso o modelo seja inclinado. Não misturar combustível velho com novo: Não é recomendável, pois você pode estragar o combustível novo caso o velho já tenha perdido suas características originais, ou até mesmo absorvido a água presente na umidade do ar. O melhor a se fazer é consumir primeiro o velho e depois o novo, sem retornar o velho para o galão novo.Cada motor funciona somente com o glow (metanol) exato para ele: Mito. Existem combustíveis específicos recomendados para cada tipo de motor, isso não significa que não irá funcionar com outro, e sim que talvez não atinja seu máximo desempenho. Para aviões glow 2 tempos, 10 a 15% de nitro e 15 a 18% de óleo (Já resolvi problemas de regulagem de um motor somente alterando a quantidade de nitro de 10 para 15%). Para aviões glow 4 tempos, 15 a 20% de nitro e 18 a 20% de óleo. Para helicópteros, de 15 a 30% de nitro (dependendo o tipo de voo) e de 18 a 20% de óleo. Vale lembrar que está escrito na embalagem de alguns galões para qual tipo de motor ele é recomendado, na dúvida, sempre consulte o manual do fabricante. Alguns combustíveis glow são compatíveis com motores 2 e 4 tempos.É possível aumentar a quantidade de óleo de um combustível glow apenas adicionando mais ao galão: Talvez dê certo, mas eu não arriscaria. Para misturar, seria necessário conhecer exatamente qual óleo já está ali, pois caso contrário pode ocorrer alguma reação e estragar o combustível, ou até mesmo seu motor. Quer combustível com mais óleo? Compre um assim, já existe no mercado, não há necessidade de se reinventar a roda.Depois de usar um motor, é necessário pingar algum óleo: O famoso “After run” é indicado por alguns pilotos para ser colocado no carburador depois de um dia de voo. Nunca usei e nunca tive problemas por isso, portanto, acho desnecessário. Um procedimento que acredito ser importante é “secar o motor”, fazer com que funcione até que não haja mais combustível nele (basta desconectar ou apertar a mangueira). Para motores gasolina também não há a necessidade de pingar nada, porém, não é recomendável ficar com o motor sem ligar por muito tempo, pois geralmente o diafragma fica grudado, o que dificulta muito a próxima partida.Com essas dicas básicas um piloto leigo com motores à combustão já começa a entender quais são os cuidados necessários a se tomar com o combustível.

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