sexta-feira, 20 de maio de 2016

Lançamento Manual do Aeromodelo

O lançamento manual do aeromodelo motorizado não é nenhum bicho de sete cabeças. Alguns tipos de modelo exigem mais cuidados, como no caso de modelos ducted-fan elétricos cuja resposta do modelo à aceleração do motor é mais lenta e por isso a ajuda de um sistema de lançamento com elástico do tipo “hi-start” é providenciada com alguns kits. Por outro lado, a corrida de decolagem em uma pista nem sempre ocorre com vento exatamente de frente e fica sujeita à desvios de trajetória que exigem correções precisas no tempo certo o que torna difícil a decolagem. Já o lançamento manual é sempre feito contra o vento e se for feito criteriosamente não há com que se preocupar. Se possível, deixe o lançamento a cargo de um ajudante preparado para isso.O importante é saber lançar o modelo: O modelo deverá sair nivelado da mão ou em pequeno ângulo de subida.O modelo não deve ser lançado diretamente para cima. Vários modelos não têm o excesso de potência necessário para sair bem desta condição e estolam sem nenhuma chance de reação do piloto.O modelo deve ser lançado com boa velocidade para que ele não “afunde” demais e bata no solo. Isso é mais crítico com modelos ducted fan. O modelo deverá sair da mão com velocidade suficiente para o voo, mas uma força exagerada pode fazer com que o modelo seja arremessado de qualquer jeito. A correta trajetória do lançamento para que o modelo saia da mão em voo nivelado é mais importante que o excesso de impulso. No caso de modelos com baixa carga alar e grande sustentação ele pode ser lançado como se estivéssemos experimentando o seu planeio mirando um ponto afastado no solo. Neste caso, a força do arremesso deverá ser menor que no lançamento normal.Em muitas situações, quando o modelo for de asa baixa, fica mais fácil e seguro fazer o lançamento segurando na fuselagem por cima da asa e soltando o modelo apontando um pouco para cima.Apoie bem o modelo antes do lançamento. Se o modelo for lançado com a mão muito afastada do ponto de equilíbrio (CG) o momento formado fará com que ele seja liberado apontando para baixo ou para cima e/ou com a asa inclinada indo para o solo ou dando um grande susto ao piloto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

informações e Dicas

1º - Interferências: Por mais que se tente, com a tecnologia atual, não é possivel evitar as interferências, seja no mundo civil ou militar ...