segunda-feira, 2 de maio de 2016
Hélice para motor elétrico
Uma dúvida comum de todo iniciante é qual a melhor, ou maior, hélice que é possível colocar num motor elétrico sem prejudica-lo (leia-se sobreaquecer). A saída mais comum é perguntar para algum veterano ou aeromodelista com mais experiência. Mas será essa a melhor solução? Abaixo você aprenderá qual é o único parâmetro que limita o tamanho da sua hélice.
Comparação hélice 27x10 e 5x3
Você deve ter achado estranho eu dizer que somente uma coisa é importante, talvez por experiência própria, de olhar várias informações antes de montar o seu conjunto motopropulsor. Eu poderia escrever toda essa matéria em uma linha, mas como eu gosto de enrolar detalhar, ela será um pouco maior. Até para os críticos de plantão não derrubarem minhas explicações.
Abordarei somente o dimensionamento da hélice, portanto, considero que o ESC e a bateria já estão corretamente dimensionados para o motor escolhido.
Como todos sabem componentes elétricos “queimam”. Mas por trás de toda quebra há uma cadeia de eventos sucessivos. Na maioria das vezes, essa queima é causada por excesso de temperatura.
Agora vem a parte interessante: quando colocamos uma hélice maior que o recomendado, o motor necessita de mais força para virá-la, essa força vem da corrente consumida (vulga amperagem), ou seja, a corrente fica maior do que a prevista e dimensionada pelo fabricante. Essa corrente maior gera mais calor [devido ao efeito Joule]. Com esse calor acumulado no motor, a temperatura sobe. Até ai nenhum problema grave, ainda. Mas quando essa temperatura sobe além do suportado pelo fio esmaltado (bobinas do enrolamento), ele derrete e causa um curto-circuito dentro do motor. A partir daí o motor perde sua utilidade, pois não funciona corretamente.
No começo eu disse que uma quebra era o acontecimento de eventos sucessivos, a famosa reação em cadeia. Porém, é possível quebrar essa reação e evitar que o resultado seja irreversível. Algumas sugestões:
- Menor carga. Diminuir o tamanho ou o passo da hélice é uma maneira de reduzir a carga aplicada ao motor;
- Ventilação. Ao refrigerar o motor, você impede que o calor acumule;
- Reduzir o tempo de funcionamento. Com o tempo menor, menos calor é gerado e menor será a temperatura;
- Limitação eletrônica da aceleração. Diminuir o end point do canal 3 para que a corrente não passe do valor máximo indicado.
Motor 2210 1200Kv com hélice 9x5
Motor 0810 1500Kv com hélice 5x3
Motor 2855 2300Kv com hélice 7x5
Motor 2204 1100Kv com hélice 8x4
Motor 3530 1400Kv com hélice 9x6 Essa foi uma breve explicação do que acontece com o motor quando colocamos uma hélice maior. Você pode perceber que o fator inicial é a corrente maior do que o especificado. Ou seja, para saber se a hélice é adequada ao motor, basta conectar um amperímetro e medir a corrente puxada. Ela deve ser menor ou igual à corrente máxima indicada pelo fabricante. Dessa maneira você garante que o motor trabalha nas condições ideais e que não irá queimar com o uso constante. Não tem segredo.
Dentro de condições normais, esse é o único fator limitante para o tamanho da hélice: A corrente puxada pelo motor. Claro que em usos específicos ou exóticos outras coisas devem ser analisadas.Agora você pode tomar suas própria decisões e não depende mais do achismo alheio.
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