A rápida evolução da tecnologia veio trazer para os modelistas em geral a possibilidade de monitorar as condições de funcionamento do modelo controlado em tempo real, ou seja, instantaneamente.Voltagem da bateria de bordo, consumo de energia dos servos, velocidade e altitude no caso dos aviões, e quaisquer outros dados produzidos dinamicamente são passiveis de serem visualizados a distancia enquanto acontecem remotamente.Os primeiros sistemas de telemetria eram totalmente independentes do radicontrole e, por isso, necessitavam de um sistema de rádio (link) que colhesse os dados a bordo e os transmitisse para um receptor em terra, ainda no caso de aeromodelos.Esses sistemas precisavam ser bem escolhidos para que não houvesse interferência no radiocontrole do modelo, o que seria um desastre. Com a progressiva utilização da faixa de 2.4GHz os sistemas de telemetria puderam ser melhor dimensionados e utilizar frequencias bem distantes dos rádios afastando a chance de produzir interferencias.Atualmente o baixo custo da tecnologia permitiu que a telemetria já venha "embutida" no próprio radiocontrole formando um sistema fechado e de alta eficiencia onde os receptores possuem um micro sistema de transmissão e enviam para o rádio os dados dos sensores de bordo.O sistema é fascinante e muito perfeito mas esbarra num detalhe que muita gente não se dá conta: Como o piloto que está controlando o aeromodelo vai visualizar os dados da telemetria?Nos sistemas de FPV - Fisrt Person View - ou Vôo em primeira pessoa, o próprio link de vídeo transmite os dados para o display dos óculos do piloto ( OSD - One Screen Display ) juntamente com o visual da câmera de bordo permitindo que o piloto visualize todas as informações sem tirar a atenção da pilotagem,Entretanto nos radiocontroles não existe a imagem de uma câmera, é a visão do próprio piloto que enxerga e modelo em vôo. Por isso é necessário a utilização de um display em separado ou do proprio display do rádio que alem das informações normais de funcionamento do rádio precisará mostrar os dados da telemetria.Técnicamente isso é muito fácil de ser implementado, mas o que não é fácil é o piloto desviar a atenção do avião para olhar a tela, principalmente se esta contem muitas informações.Ora, então de que adianta disponibilizar tanta coisa na tela do rádio se isso tudo não puder ser observado pelo piloto?A solução encontrada pelos fabricantes foi disponibilizar sinais sonoros de modo que o piloto seja avisado de ocorrências que estejam acontecendo a bordo do avião.O rádios de ultima geração dispõe inclusive de várias mensagens pré-gravadas que são "faladas" pelo rádio na forma de "avisos". Entretanto como essas mensagens - ainda - são na língua inglesa, não facilitam muito para o piloto que não entende o inglês.Resumindo eu penso que o sistema de telemetria mais eficiente e barato é o sistema que emite bips de aviso, para informar que a bateria de bordo está com pouca carga e que o sistema de rádio está perdendo sinal. São as duas informações mais criticas que o piloto deve ter conhecimento enquanto estiver voando sem precisar desviar a atenção do avião.De nada adianta ter uma tela com um monte de informações se a sua visualização tornar o vôo inseguro.
quarta-feira, 20 de agosto de 2014
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