quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O sistema AFHSS da Hitec

Muitos aeromodelistas que usam os rádios  Aurora 9 da Hitec tem dúvidas e outros sequer sabem o que significa o bind com SCAN disponível neste rádio.Utilizam o radio no modo Normal do jeito que foi configurado na fábrica sem saber que poderiam agregar maior confiabilidade ao rádio tornando-o menos suscetível a interferências. O sistema de modulação desenvolvido pela Hitec, o AFHSS - AFHSS Adaptive Frequency Hopping Spread Spectrum -  ou Sistema FHSS Adaptado, tem esse nome justamente porque não é um FHSS "puro" usado por outros fabricantes onde firmware do equipamento faz com que a transmissão do sinal esteja constantemente "pulando" de canal em canal dentro da faixa de 2.4GHz transmitindo apenas naqueles que não estão ocupados.A caracteristica deste tipo de modulação é que sempre que o sistema encontra um canal que está sendo usado, imediatamente pula para o próximo e assim sucessivamente até encontrar um canal vago para poder transmitir.Obviamente pela rapidez com que essa operação é feita, cerca de 2 ms, ou dois milionésimos de segundo, esses saltos de canal passam despercebidos para o usuário do rádio.No sistema  AFHSS da Hitec quando o rádio é ligado no modo NORMAL ele vai funcionar em 20 canais pré-definidos em fábrica.Cada vez que o transmissor e o receptor forem ligados serão usados sempre os mesmos canais previamente determinados dentro da banda de  2,4 GHz.Imagine agora que você bindou o receptor e fez todos os ajuste em casa e o sistema está funcionando OK, mas quando você liga o rádio na pista observa que os servos os servos tremem e se movimentarem aleatoriamente.
          Isso significa que outros canais em uso estão interferindo nos canais escolhidos pelo rádio. Canais em vermelho na figura abaixo.Então se você colocar o rádio no modo SCAN e ele vai escolher novos canais para usar evitando aqueles que estão sendo usados por outros sistemas, diminuindo a possibilidade de  interferência.Novos canais escolhidos pelo rádio em verde. Agora o sistema responde corretamente, sem problemas.
Se você mantiver o rádio operando no  modo SCAN, mesmo que você vá voar em outro local onde existam radios de 2.4GHz operando, o sistema irá se ajustar novamente para conseguir canais livres na faixa evitando interferencias.Sempre que o  radio for ligado ele vai fazer a escolha dos canais vagos e ajustar o  receptor para que ambos fiquem funcionando nestes canais. Daí vem o nome AFHSS (Adaptive Frequency Hopping Spread Spectrum) ou Sistema FHSS Adaptado.Mudando o sistema de SCAN para NORMAL, o rádio vai memorizar os últimos canais que foram escolhidos quando estava no modo SCAN e continuará usando eles.Radio operando no modo SCAN:
1. Se o radio for desligado com o sistema em uso, quando religado ele não vai linkar com o receptor até que o receptor seja desligado e ligado novamente.
2. Se, por outro lado, o receptor for desligado  durante a utilização, levará mais tempo para se conectar com o rádio do que o tempo gasto para se conectar se o sistema estivesse operando no modo Normal.
Radio operando no modo NORMAL:
1. Se o radio ou o receptor forem desligados, Após sere(m) ligados novamente a conexão será imediata.
2. No modo NORMAL a operação está mais sujeita a interferencias e cabe ao usuário fazer a escolha que lhe pareça melhor.Como mudar do modo NORMAL para SCAN.O ajuste padrão de fabrica é o  modo NORMAL. A troca para o modo SCAN é feita seguindo os passos abaixo:
1. Ligue o radio e o receptor e certifique-se que os dois estão funcionando corretamente.
2. Pressione e segure o botão do módulo do rádio até ouvir 1 bip, seguido de 2 bips, isso demora aproximadamente 6 segundos.
3. Solte o botão
4. Após 1 segundo será ouvido um bip e ambos os LEDs vermelho e azul ficarão ligados.
5. Desligue o receptor, então o transmissor.
6. Ligue o transmissor e o receptor
7. Verifique se ambos estão funcionando corretamente.
Como saber qual modo o sistema esta funcionando?
No modo NORMAL  somente o vermelho LED fica aceso no módulo do rádio e no receptor.
No modo  SCAN : tanto o LED vermelho como o  azul ficam ligados no módulo do rádio e no  receptor.
Sugestão de operação.
Se o radio for usado em um local onde estejam operando vários sistemas de 2.4GHz é aconselhável colocar  o rádio no modo SCAN, faça um vôo e certifique-se que tudo funciona corretamente, então, mude  para o modo Normal.Se você tiver mais receptores refaça o Bind dos demais  receptores para que todos fiquem utilizando os canais escolhidos no campo pelo modo SCAN.Como todos os rádios saem  da fabrica  operando sempre com os mesmos canais alocados na banda, figura abaixo,se muita gente na pista estiver usando o mesmo  padrão de canal, pode haver interferência. (extremamente raro, mas não impossível ).Usando o modo SCAN pelo menos uma vez o depois voltando ao modo NORMAL o rádio ficará operando em canais diferentes do padrão configurado na fábrica.aumentando a confiabilidade do sistema






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