Os motores JBA devem utilizar combustíveis com até 10% de Nitro Metano e um mínimo de
18% de óleo. Combustíveis com menor porcentagem de nitro também podem ser utilizados, mas
mantendo sempre 18% de óleo lubrificante.
18% de óleo. Combustíveis com menor porcentagem de nitro também podem ser utilizados, mas
mantendo sempre 18% de óleo lubrificante.
Para os motores JBA 39 A/AR indicamos a utilização de uma vela OS MAX A3. Os motores 46 e
acima deverão utilizar uma vela OS MAX A8.
acima deverão utilizar uma vela OS MAX A8.
O processo de amaciamento deste motor é bastante simples e comuns a outros motores 2 tempos glow.
1- Dê preferência a fazer um amaciamento em bancada, pois se consegue uma melhor firmeza nos
golpes de partida, principalmente para os motores ABC que são bastante justos. No entanto,
nada impede que se faça um amaciamento diretamente no avião.
golpes de partida, principalmente para os motores ABC que são bastante justos. No entanto,
nada impede que se faça um amaciamento diretamente no avião.
2- Fixe a hélice de maneira que o ponto de compressão inicie-se na posição “2 horas”, assim
consegue-se mais firmeza nos golpes de partida.
consegue-se mais firmeza nos golpes de partida.
3- Encha o tanque de combustível, e abra a agulha de alta entre 1,5 e 2 voltas a partir da posição
completamente fechada.
4- Abra o carburador completamente tampe sua entrada de ar com o dedo e gire a hélice até o
ponto máximo de altura do pistão. Ao passar pelo ponto máximo de altura do pistão, retire o
dedo do carburador e complete o giro da hélice. O combustível devera ser injetado do tanque
para o carburador. Após o combustível chegar ao carburador, repita este processo 4 vezes para
deixar o motor com combustível internamente.
ponto máximo de altura do pistão. Ao passar pelo ponto máximo de altura do pistão, retire o
dedo do carburador e complete o giro da hélice. O combustível devera ser injetado do tanque
para o carburador. Após o combustível chegar ao carburador, repita este processo 4 vezes para
deixar o motor com combustível internamente.
5- Feche o carburador para aproximadamente 1/4 a 1/3 de potência.
6- Conecte o Ni-Starter (aquecedor de vela).
7- Dê golpes vigorosos na hélice a fim do motor pegar.
8- Após o motor pegar, acelere o mesmo até 100% de potência.
9- Retire o Ni-Starter (aquecedor de vela)
10- Deixe o motor trabalhar este primeiro tanque bastante afogado até o esgotar o tanque.
11- Segundo tanque: Feche a agulha de alta de maneira que trabalhe mais acelerado, mas ainda
com excesso de combustível. Isso é facilmente notado através a alta quantidade de fumaça e
óleo expelida pelo escapamento.
com excesso de combustível. Isso é facilmente notado através a alta quantidade de fumaça e
óleo expelida pelo escapamento.
12- Terceiro tanque: Fecha a agulha até o motor quase “apitar” (rotação máxima), o deixe
trabalhando por 1 minuto e abra novamente a agulha por mais 1 minuto a fim de fazer o
resfriamento do motor. Repita esta operação até esgotar o tanque.
trabalhando por 1 minuto e abra novamente a agulha por mais 1 minuto a fim de fazer o
resfriamento do motor. Repita esta operação até esgotar o tanque.
13- O próximo passo é o ajuste da agulha de baixa rotação. Apesar de a mesma vir ajustada de
fábrica, desajustes são normais em virtude das mudanças de temperatura, pressão atmosférica
e combustível utilizado em cada região.
fábrica, desajustes são normais em virtude das mudanças de temperatura, pressão atmosférica
e combustível utilizado em cada região.
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