quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Motores à gasolina - Regulagem e Manutenção

Todos sabemos que os melhores aeromodelos do mundo utilizam não motores glow, e sim motores à gasolina comum, muitas vezes devido à sua grande potência e confiiabilidade, assim como pelo seu baixíssimo consumo e economia com o valor do combustível. Ultimamente porém, tem aparecido motores à gasolina de baixa cilindrada. Estes motores visam a substituição direta dos motores glow pelos motores à gasolina. Normalmente se faz isso por motivos de economia de combustível.Por estas e várias outras razões esta postagem está saindo... Para muitos, os motores à gasolina são novidade e por isso, a maioria simplesmente não sabe como regulá-los e/ou fazer a sua devida manutenção. Primeiramente vamos às dicas sobre estes fantásticos motores: 1. Sempre deixe um pouco de combustível dentro do tanque para não ressecar as mangueiras de Tygon.. 2. Sempre que possível substitua as mangueiras internas do tanque por mangueiras de neoprene. O neoprene não fica "duro" com o tempo, e pode facilmente ser adquirido em lojas onde se vendem motoserras. Exemplo de mangueira de neoprene para tanque de combustível 3. Procure sempre usar óleos de boa qualidade como Motul ou Castrol TTS. Eles são a vida do seu motor e as misturas corretas são aquelas indicadas no próprio óleo, normalmente são 50:1 ou 45:1, mais que isso, carboniza a vela! 4. Procure utilizar gasolina pódium ou comum, o AVGAS carboniza muito devido ao chumbo. Porém, se for usar AVGAS, procure utilizar o tipo 100LL, o tipo 110L tem chumbo demais. 5. Motores à gasolina normalmente mantém a regulagem por muito tempo, só necessitando ajustes caso seja trocado o tipo do combustível. Regulagem: Para entender a questão dos "minutos" descritos abaixo, imagine o parafuso de regulagem como sendo um relógio... a) agulhas de alta e baixa fechadas sem esforço; b) abrir a agulha de baixa (sempre essa agulha fica para o lado do bloco do motor, daí, fácil: "baixa" = "b" = lado do bloco) em 90 min., sentido anti-horário (1 volta e meia); c) abrir a agulha de alta (High = "h" = lado da "h"élice. Fácil!) em 75 min., sentido anti-horário (1 volta e metade de meia volta); d) ligue o motor: e) deixar funcionando por 2 minutinhos na lenta. f) acelerar bruscamente: se apagar, abrir a LENTA em 5 min. (abrir sempre em sentido anti-horário. Fechar, sentido horário) e continuar o processo (abrir sempre de 5 em 5 min.) até que a aceleração se mantenha imediata e sem engasgos na transição lenta/alta. g) fechar a agulha de alta em intervalos de 5 em 5 minutos e, no mesmo processo (lenta/aceleração rápida), observar o comportamento do motor. E AQUI, "O PULO GATO": Vá fechando (sentido horário) a alta até que o motor dê uma falhada no processo lenta/aceleração. Chegando nesse ponto, retorne a agulha de alta cerca de 10 min. Estará equalizado o motor! Simples não? Na verdade não!! A regulagem de um motor à gasolina é um pouco mais trabalhosa que a de um motor glow, porém, uma vez regulado, raramente tem que se regular de novo! Os gasolina não são como os Glow que se afina só com a agulha da alta. O certo é achar o ponto de equalização entre a baixa e a alta. Amaciamento de um motor à gasolina: Os motores a gasolina são um pouco mais complexos que os tradicionais Glow, tem o carburador um pouco mais complexo e sistema eletronico de ignição. O basico que vi sobre o amaciamento dos motores em todos os manuais com os quais tive contato, é que para a primeira partida deve-se abrir uma volta e meia em cada uma das duas agulhas. A partir dai puxa-se o afogador, mantém-se o mesmo puxado e começa-se a bater. Logo que a gasolina chega ao carburador com umas 7 ou 8 batidas o motor ja começa a dar sinal que quer pegar. A partir daí podemos deixar o afogador aberto e bater para ligar o motor, com umas 2 ou 3 batidas ele irá ligar. Agora com o motor ligado, e ele estará provavelemente numa faixa de 4000 rpm nessa regulagem devemos deixar que ele rode assim nas primeiras 2 horas de funcionamento, essa é a primeira fase do amaciamento do motor. Após essas 2 primeiras horas já podemos começar a aumentar a rotação do motor, a principio dando leves bombadas no acelerador. Nesta segunda fase podemos permanecer por mais umas 2 horas. Agora ja tendo sido feitas as 2 primeiras fases do amaciamento podemos colocar o aeromodelo em vôo. Nesta fase onde vamos voar com o motor não devemos exigir muito dele ainda, evitar faze-lo rodar em regimes altos de rpm por longos periodos. O motor só deve ser afinado e ter a regulagem que usará para vôos em definitivo após amaciado, depois de um intervalo de 12 a 20 horas de funcionamento (Tempo total para o amaciamento). Uma coisa muito importante é: Durante a fase de amaciamento usar a menor hélice descrita pelo manual para evitar superaquecimento, após o motor estar amaciado podemos escolher a hélice que nos atender melhor dentro da faixa de hélices permitidas para o motor. Possíveis problemas e suas soluções: Agora, uma tabelinha com possíveis problemas e suas soluções.Situações Especiais Alguns motores funcionam bem quando o avião está no chão e horrívelmente quando o avião está voando, isso acontece especialmente em aviões que tem cowl. Normalmente isso acontece devido à diferença de pressão entre o tanque e o carburador devido à velocidade do vento que entra no cowl. Caso este seja o seu caso, recomendamos que você faça uma adaptação no furo de ventilação da bomba de combustível, de modo a buscar a pressão na parte de trás da parede de fogo. Observe na figura abaixo, a tal adaptação. Isso resolve o problema e ainda por cima faz o motor trabalhar de modo mais regular em qualquer situação.Espero que com esta postagem, você leitor tenha uma excelente experiência com o seu motor à gasolina e com isso, aproveite este lado emocionante do aeromodelismo.

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