terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A hora de descartar uma LIPO

De tão estufada a bateria ficou dura Sua descarga caiu para metade de uma nova Chegou a hora da reciclagem, depois de cortar os cabos, descartei Quem acompanha minhas postagens sabe que baterias de LIPO é um assunto que abordo constantemente. Só por isso você já deve imaginar o risco que elas representam. Considero-as mais perigosas que galões de combustíveis, pois estes não entram em combustão espontaneamente. Não preciso listar aqui os inúmeros acidentes que já ocorreram com ela; de simples gramas queimadas, até casas e modelos incendiados. Por isso sempre digo: Segurança em primeiro lugar, SEMPRE.Primeiro vou contar minha última experiência com estas baterias, que após mais de dois anos de uso precisei descarta-la para evitar um prejuízo maior, Apesar de eu tê-la descartado somente agora, há tempos observo que ela já não estava boa.Um dos indícios foi o inchaço, ela estava muito mais estufada que o normal. Sim, em minha opinião é normal que a bateria estufe depois de certo tempo de uso, e somente isso não representa que sua vida útil já se esgotou, mas sempre é bom ficar atento.Outro sinal foi a perda de potência do motor, ou seja, já não descarregava como antes. A diferença era clara ao utilizar essa bateria velha e uma nova. O aeromodelo desenvolvia praticamente o dobro da velocidade e do barulho. Além da velha ficar quente após o pouso. Mas como ainda era possível voar assim, mantive o uso normalmente. Porém, sempre estive atento a este problema. O último e definitivo motivo foi o aquecimento durante a carga, o que eu considero o maior problema, pois duas baterias minhas já pegaram fogo durante o procedimento. Sempre carrego minhas baterias dentro dos parâmetros do fabricante, no máximo 5C. Com tantos motivos não tive mais motivos para continuar usando a bateria, prefiro gastar um pouco comprando uma nova do que perder algo de mais valor por causa de um incêndio. Por isso, sempre fique atento às condições das suas baterias, principalmente as de LIPO. E caso ache que ela está estranha, jogue fora e compre uma nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

informações e Dicas

1º - Interferências: Por mais que se tente, com a tecnologia atual, não é possivel evitar as interferências, seja no mundo civil ou militar ...