quinta-feira, 1 de janeiro de 2015
a funçao principal do whashout
Com o mercado cada vez mais cheio de modelos ARF, poucos aeromodelistas ainda constroem seus próprios modelos. Dessa forma, certos aspectos de construção e aerodinâmica ficam esquecidos e, na verdade, são muito importantes para definir uma boa qualidade de vôo do modelo. Um desses aspectos é o famoso washout. Vamos ver do que se trata e qual sua finalidade.O objetivo do washout é garantir a estabilidade do modelo no pré-stall ou stall mesmo, fazendo com que isso ocorra de maneira previsível, sem surpresas. Um modelo sem washout tem o famoso péssimo hábito de entrar em stall repentino de ponta de asa, sem prévio aviso, o que, numa condição de pouso, pode significar uma lenha. Isso acontece quando a ponta da asa entra em stall antes da raiz e o modelo cai para o lado desta asa, principalmente em modelos com asa trapezoidal. Para se evitar isso, a asa deve ser construída de tal maneira a garantir que o stall sempre ocorra na raiz antes do que nas pontas. Isso pode ser conseguido alterando-se o ângulo de ataque entre as duas seções, mudando com isso a condição de entrada em stall. Dessa forma, a maneira que se utiliza é construir uma asa “torcida”, ou seja, o ângulo de ataque nas pontas é ligeiramente menor do que na raiz, conforme figura abaixo,Essa diferença é na ordem de 0,5 à 2° (está exagerado na figura para facilitar a visualização), dependendo do tipo do avião. Com isso pode-se garantir que a ponta da asa irá entrar em stall por último, pois seu ângulo de ataque é menor, ocasionando assim um stall nivelado do modelo. Não se pode usar ângulos muito exagerados para o washout porque isso irá causar tendências do modelo sair da trajetória no topo de loopings ou no vôo invertido. Os aviões reais também se utilizam dessa característica. O Spitfire, por exemplo, possui um washout de 2,5°, sendo que na raiz da asa o ângulo de ataque é de +2° e nas pontas é de -0,5°. Há outras maneiras de se fazer a asa com washout mas sem fazê-la torcida. Um exemplo é o chamado “washout aerodinâmico” e consiste em usar um perfil para a raiz da asa e outro para as pontas, sendo que o das pontas deve ser mais sustentador do que o da raiz. Dessa forma consegue-se o mesmo efeito, ou seja, numa condição de stall, as pontas irão cair por último, garantindo a estabilidade do modelo. Outra maneira é no posicionamento ou no perfil somente do aileron, também mudando o ângulo de ataque na região onde se encontra essa superfície. Essa técnica era usada em aviões da época da primeira guerra mundial. Ainda outro exemplo é o que pode ser encontrado no treinador Nexstar, que aumenta a corda do perfil nas pontas das asas, fazendo com que aumente também a capacidade sustentadora dessa região. É uma peça plástica colada no bordo de ataque da asa, na região das pontas. Essa peça pode ser retirada mais tarde para melhorar as características acrobáticas do modelo, em detrimento da característica estabilizadora. Também lembro do washout usado no motoplanador Gaivota, da Aerobrás, e em alguns outros modelos, onde as últimas nervuras eram cortadas para gerar uma condição de corda com ângulo de ataque negativo e a asa também ficava com o aspecto “chanfrada”, como na figura abaixo,Certamente devem existir outras maneiras ainda de se fazer uma asa com washout. As citadas acima são as que lembro no momento. A finalidade é entender o que é o washout e qual sua importância para o vôo do aeromodelo. Essa característica é muito útil em modelos escala, pois torna seu pouso bem mais estável. Geralmente não é usado em modelos acrobáticos justamente para não comprometer a capacidade de manobra do mesmo, mas paga-se o preço com a tendência de stall de ponta de asa, principalmente em asas como a do Extra 300, onde a corda é bem maior na raiz do que nas pontas.
Como tudo na vida é questão de escolha, nesse caso, o aeromodelista deve escolher sobre qual característica de vôo ele quer priorizar, se bem que essa opção só pode ser considerada para modelos construídos de kit ou planta, pois os ARF’s já vem com as asas prontas e, geralmente, sem o washout.
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