segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

CONHEÇA A GEOMETRIA BÁSICA DE UMA AERONAVE

Descobrir as partes que constituem uma aeronave é o primeiro passo para quem quer ter uma maior intimidade com estas maravilhosas máquinas voadoras. Por isso, fizemos um resumo com a indicação dos principais termos que você deve conhecer: Numa primeira impressão, os nomes usados na identificação podem parecer estranhos e complexos, mas com o tempo e algum tempo de estudo, a assimilação se torna mais fácil. Além disso, é possível classificar as partes conforme a sua função aerodinâmica. Entenda: Superfícies aerodinâmicas: partes que, por seu design aerodinâmico produzem pequena resistência ao avanço, contudo não produzem força útil ao voo, ou seja, não são capazes de produzir sustentação. Exemplos: spinner, fuselagem, carenagem da roda (polainas). Aerofólios: partes que produzem forças úteis ao voo, ou seja, fazem com que o avião voe. Exemplos: hélices, asas e estabilizador. Em relação apenas à asa das aeronaves, encontramos ainda muitos outros elementos específicos: Vale lembrar que, na geometria de um avião, ao invés de “comprimento”, é empregado o termo envergadura (b). Da mesma forma, a “largura” é chamada corda (c). Fundamental ao projeto construtivo das aeronaves, a área de uma asa, ou “área alar”, por sua vez, é definida pelo valor da envergadura multiplicado pelo valor da corda. E não para por aí. É interessante também citar os termos em relação ao “perfil” de uma asa, que nada mais é que o seu formato visto em corte. Perfil Simétrico: é aquele que pode ser dividido por uma linha reta em duas partes iguais, ou seja, a parte de cima (também conhecida como extradorso) é igual à de baixo (intradorso). Perfil Assimétrico: é aquele que não pode ser dividido por uma linha reta em duas partes iguais (a parte de cima é diferente da parte de baixo). Uma aeronave de treinamento, por exemplo, possui um perfil assimétrico, por produzir sustentação na parte superior do perfil. Já uma aeronave acrobática ou de combate emprega um perfil assimétrico em seu perfil alar, por ter a sustentação em ambos os planos da asa. Nesta imagem, o perfil da asa é assimétrico: o extradorso (a superfície ou linha superior do perfil) tem curvatura mais acentuada do que o intradorso (superfície ou linha inferior do perfil). Num perfil simétrico, ambos terão a mesma curvatura, onde a linha de curvatura média será, neste caso, coincidente com a corda. Vale ressaltar os principais elementos geométricos encontrados em um perfil: Bordo de Ataque: é a extremidade dianteira do perfil Bordo de Fuga: é a extremidade traseira do perfil Extradorso: é a superfície ou linha superior do perfil Intradorso: é a superfície ou linha inferior do perfil Corda: é a linha reta que liga o bordo de ataque ao bordo de fuga Linha Média (LCM): é a linha equidistante entre o intradorso e o extradorso São realmente muitos detalhes, mas se você gostou de conhecer um pouco mais sobre a geometria de um avião, em breve traremos novos conteúdos apaixonantes sobre a teoria das aeronaves. Acompanhe-nos!

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