segunda-feira, 8 de setembro de 2014
PROBLEMAS COM BATERIAS
1° - Novos praticantes de automodelismo elétrico sempre sofrem problemas com baterias. Um dos problemas sempre é o superaquecimento das mesmas. Quando usamos uma bateria em um automodelo com motor original isso nem sempre ocorre, pois o consumo do motor é baixo. Mas como sempre queremos turbinar o nosso carrinho, colocamos algum motor mais forte, o problema é que quando se coloca um motor mais forte em um carro que não está devidamente preparado para esse motor, acabamos forçando demais a bateria, chegando até a dar cheiro de queimado, e as descarregando muito mais rápido que o normal. Isso reduz a vida útil da bateria pela metade ou menos. A melhor coisa em primeiro lugar, quando se quer melhorar a performance do automodelo, antes de trocarmos o motor, seria trocar todas as buchas por rolamentos, "roletando" o carrinho. Isso fará com que o motor trabalhe muito mais solto, evitando assim sobre-aquecimentos tanto do motor, quanto das baterias. Outra coisa muito importante é a relação que se está usando de pinhão e coroa, uma relação muito longa (pinhão com mais dentes que o original e a coroa com menos dente que a original) fará o automodelo correr mais, mas vai ficar muito lerdo em arrancadas, mas a vida útil das engrenagens aumentam. Com uma relação mais curta (pinhão com menos dentes e coroa com mais dentes) o carro fica muito mais ágil, mas perdendo em velocidade final. A maioria dos chamados HOP-UPS ou OPCIONAIS de um determinado automodelo auxiliam no aumento de performance, outros nem tanto, o importante é saber quando instalar cada opcional seguindo uma ordem lógica.2° - Um item muito importante que sempre é motivo de muitas dúvidas no automodelismo elétrico é a bateria. Como carregar? Como descarregar? Com a maioria dos carregadores se não tomarmos o devido cuidado na hora de carregar podemos "torrar" uma bateria, ou apenas diminuir sua vida útil. As baterias de NiCd (Nickel Cadmium) não podem sofrer exposição a altas temperaturas, pois isso faz com que o ácido contido dentro delas ferva, causando uma perda de rendimento. O correto é ter um carregador de PICO ou Peak Charger, esses carregadores detectam quando a bateria atinge o seu máximo de carga e corta o carregamento. Nos carregadores normais onde apenas existe um timer de 15 minutos que geralmente não é o suficiente para carregar uma bateria de 1500mAH, se deve ter muita atenção enquanto a bateria está sendo carregada, pois assim que a bateria começar a esquentar, devemos imediatamente desligar o carregamento e deixar em repouso até que esfrie para depois podermos usar a bateria carregada. Um fator de máxima importância é de nunca, usar a bateria até que o carrinho fique complemente sem velocidade, pois isso estraga muito a vida útil da bateria, nesse momento estamos exigindo energia demais da bateria e esquentando demais ela. O carrinho começa a correr com 100% da velocidade, quando a velocidade baixar para 50% - 60% devemos parar imediatamente e retirar a bateria para esfriar e depois receber nova carga.Mas antes de carregar é muito indicado fazer um descarregamento. A maioria dos carregadores hoje possuem uma resistência para descarregamento automático, mas devemos cuidar para não descarregar demais, pois isso também prejudica a bateria. O processo de descarregamento deve ser seguido como o manual do carregador indica. Um item muito interessante são os recicladores de baterias, que condicionam baterias usadas e com baixa amperagem e as vezes até deixam baterias que pareciam perdidas, como novas. Através de um processo de carga e descarga isso é conseguido. Sempre guarde as baterias descarregadas, pois mesmo que sejam guardadas carregadas, elas perdem a carga com o tempo. Existem também as novas baterias de NiMh (Nickel Metal Hydride), as baterias de 3000 NiMh todas são de NiMh, para se carregar esse tipo de bateria temos que ter um carregador especial para esse tipo, pois os carregadores normais de NiCd não carregam esse tipo de bateria. Muitos carregadores novos já suportam essa tecnologia desde que esteja especificado no manual que ele carrega baterias NiMh. Como se vê, bateria no automodelismo elétrico é um fator primário de atenção se você quer se sair bem no hobby
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