segunda-feira, 8 de setembro de 2014
MOTORES DE DOIS TEMPOS E DE QUATRO TEMPOS
Motor de 2 tempos: O pistão sobe no interior do cilindro e succiona a mistura de ar e combustível para dentro do cárter, ao mesmo tempo, comprime a mistura de ar e combustível que já está na câmara de combustão. Este é o chamado tempo de admissão/compressão (1o. tempo). A mistura de ar e combustível entra em ignição quando o pistão atinge o ponto mais alto dentro do cilindro, ponto morto superior (PMS). Nesse ponto os gases da combustão começam a se expandir e forçam o pistão para baixo.
Quase no final da descida, os gases da combustão escapma por uma abertura no cilindro. Este é o chamado tempo de combustão/exaustão (2o. tempo). Ao atingir o ponto mais baixo dentro do cilindro o ponto morto inferior (PMI), a mistura de ar e combustível que estava no cárter é forçada a subir para a câmara de combustão através de ports (ou janelas) na parede do cilindro, com o que se inicia um novo ciclo de 2 tempos: admissão/compressão e combustão/compressão e combustão/exaustão.Motor de 4 tempos: Partindo da posição de ponto morto superior (PMS) o pistão começa a descer e se abre uma válvula através da qual a mistura de ar combustível ingressa na câmara de combustão até o pistão atingir o ponto morto inferior (PMI).Este é o chamado tempo de admissão (1o. tempo). A partir do PMI, o pistão começa a subir, a válvula de admissão se fecha e se inicia a compressão( (2o. tempo) da mistura de ar combustível no interior da câmara de combustão. Quando o pistão atinge o PMS, ocorre a ignição e começa a combustão (3O. tempo) da mistura de ar e combustível e a consequente expansão dos gases. O pistão é forçado para baixo até atingir o PMI.Neste ponto, o pistão começa novamente a subir e se abre uma válvula para a exaustão (4O. tempo) ou escape. Quando o pistão chega novamente no PMS, fecha-se a válvula de escape e abre-se outra vez a válvula de admissão, com o que se inicia mais um ciclo de quatro tempos
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