Um radiocontrole com defeito é sempre motivo de preocupação para o aeromodelista, e não sem razão , afinal a perda de controle do modelo certamente vai causar um prejuízo financeiro ou, o que é pior, um dano físico em alguma pessoa.
O sistema de radiocontrole é composto de vários equipamentos e QUALQUER UM DELES que não esteja em boas condições vai
prejudicar o funcionamento do conjunto todo.
As causas mais comuns de falha nos RC são:
O sistema de radiocontrole é composto de vários equipamentos e QUALQUER UM DELES que não esteja em boas condições vai
prejudicar o funcionamento do conjunto todo.
As causas mais comuns de falha nos RC são:
1º Bateria
- Falta de carga
- Bateria mal acondicionada que se solta durante uma manobra desligando o rádio
- Baterias muito velhas com fio preto oxidado
- Baterias feitas com células de baixa qualidade
- Soldagem das células mal feitas
- Terminais oxidados provocando mal contato
- Falta de carga
- Bateria mal acondicionada que se solta durante uma manobra desligando o rádio
- Baterias muito velhas com fio preto oxidado
- Baterias feitas com células de baixa qualidade
- Soldagem das células mal feitas
- Terminais oxidados provocando mal contato
2º Chave liga / desliga
- Contatos da chave oxidados ou frouxos
- Terminais da chave oxidados ou frouxos
- Contatos da chave oxidados ou frouxos
- Terminais da chave oxidados ou frouxos
3º Falta de alcance do rádio
- Transmissor com potência baixa ( quem costuma deixá-lo ligado para descarregar a bateria!)
- Transmissor descalibrado ( circuito mexido por pesoas não habilitadas )
- Transmissor com problemas na bateria ( todos mencionados no ítem 1º )
- Transmissor com chaves quebradas ( quebrando a chave os contatos internos da mesma podem ficar soltos provocando até mesmo a interrupção dos comandos se for a chave do TRAINER )
- Receptor com antena curta
- Receptor com problemas no filtro cerâmico
- Receptor descalibrado ( circuito mexido por pesoas não habilitadas )
- Receptor com os terminais oxidados gerando mal contatos ( geralmente ocorre quando o receptor caiu nágua )
- Transmissor com potência baixa ( quem costuma deixá-lo ligado para descarregar a bateria!)
- Transmissor descalibrado ( circuito mexido por pesoas não habilitadas )
- Transmissor com problemas na bateria ( todos mencionados no ítem 1º )
- Transmissor com chaves quebradas ( quebrando a chave os contatos internos da mesma podem ficar soltos provocando até mesmo a interrupção dos comandos se for a chave do TRAINER )
- Receptor com antena curta
- Receptor com problemas no filtro cerâmico
- Receptor descalibrado ( circuito mexido por pesoas não habilitadas )
- Receptor com os terminais oxidados gerando mal contatos ( geralmente ocorre quando o receptor caiu nágua )
4º Servos
- Fios e conectores oxidados ou quebrados ( funcionamento aleatório )
- Potênciomentro de centragem danificado ( servo fica tremendo sem parar )
- Defeito no circuito eletrônico ( apenas um servo com esse defeito pode gerar um ruido que fará todos os outros servos tremerem )
- Fios e conectores oxidados ou quebrados ( funcionamento aleatório )
- Potênciomentro de centragem danificado ( servo fica tremendo sem parar )
- Defeito no circuito eletrônico ( apenas um servo com esse defeito pode gerar um ruido que fará todos os outros servos tremerem )
Outras causas também podem fazer com que o rádio apresente falhas ou mesmo fique inoperante mas essas são as mais comuns .
Quando o rádio apresentar problemas, é importante que o aeromodelista faça alguns testes e exames preliminares a fim de evitar a remessa de todo o equipamento para a oficina quando o defeito é apenas no receptor.
Tenho recebido rádios para conserto que simplesmente NÃO TEM DEFEITO ALGUM! Na maioria das vezes o problema tem como causa um servo defeituoso ou uma chave com mal contato.
Uma rotina simples permite isolar a causa do problema evitando despesas e riscos maiores para enviar o todo o rádio para o conserto.
1 . Rádio não funciona.
Quando o rádio apresentar problemas, é importante que o aeromodelista faça alguns testes e exames preliminares a fim de evitar a remessa de todo o equipamento para a oficina quando o defeito é apenas no receptor.
Tenho recebido rádios para conserto que simplesmente NÃO TEM DEFEITO ALGUM! Na maioria das vezes o problema tem como causa um servo defeituoso ou uma chave com mal contato.
Uma rotina simples permite isolar a causa do problema evitando despesas e riscos maiores para enviar o todo o rádio para o conserto.
1 . Rádio não funciona.
a ) Retire o cristal do seu transmissor e coloque em outro que esteja funcionando normal
Voltou a funcionar normal -----> defeito está no seu transmissor.
Não funcionou
b) Retire o cristal do seu receptor e instale em outro receptor igual que esteja funcionando normal.
Voltou a funcionar normal -----> defeito está no seu receptor.
c) Se mesmo assim o rádio ainda não funciona, o defeito pode estar nos cristais ou na alimentação
do receptor ( bateria, chave ou conectores )
Voltou a funcionar normal -----> defeito está no seu transmissor.
Não funcionou
b) Retire o cristal do seu receptor e instale em outro receptor igual que esteja funcionando normal.
Voltou a funcionar normal -----> defeito está no seu receptor.
c) Se mesmo assim o rádio ainda não funciona, o defeito pode estar nos cristais ou na alimentação
do receptor ( bateria, chave ou conectores )
2 . Rádio não tem alcance.
a) Refaça os teste a) e b) do item acima mantendo uma distância de 30 metros entre o receptor e o transmissor, ( Teste de alcance ). As conclusões serão as mesmas, você vai identificar se o problema é no receptor ou no transmissor.
a) Refaça os teste a) e b) do item acima mantendo uma distância de 30 metros entre o receptor e o transmissor, ( Teste de alcance ). As conclusões serão as mesmas, você vai identificar se o problema é no receptor ou no transmissor.
3 . Servos tremem estando com o LIGADO transmissor próximo ao receptor.
a ) Refaça os 3 itens acima para ter certeza que o problema não está no receptor ou no transmissor.
Se os servos continuam tremendo mesmo você tendo trocado o transmissor e o receptor, retire
TODOS os servos do receptor e volte a instalar UM DE CADA VEZ sempre refazendo o teste
para verificar se o servo que foi instalado treme. Certamente um dos servos quando ligado fará
com que todos ou fiquem tremendo e ao retirá-lo os outros param de tremer.
Este servo é a causa do problema.
a ) Refaça os 3 itens acima para ter certeza que o problema não está no receptor ou no transmissor.
Se os servos continuam tremendo mesmo você tendo trocado o transmissor e o receptor, retire
TODOS os servos do receptor e volte a instalar UM DE CADA VEZ sempre refazendo o teste
para verificar se o servo que foi instalado treme. Certamente um dos servos quando ligado fará
com que todos ou fiquem tremendo e ao retirá-lo os outros param de tremer.
Este servo é a causa do problema.
Estes três teste básicos permitirão que você identifique perfeitamente qual dos componentes do RC
está com problemas e você poderá enviar sómente ele para o conserto.
está com problemas e você poderá enviar sómente ele para o conserto.
Atente para estes detalhes.
- É normal os servos do avião ficarem tremendo se você ligar só o receptor, principalmente se você estiver num local onde estão mais
colegas com os transmissores ligados. Eles devem parar imediatamente
quando você ligar o SEU transmissor.
- É normal os servos do avião ficarem tremendo se você aproximar o seu transmissor LIGADO E COM A ANTENA TODA ESTICADA da antena do receptor.
- Tremores notados no vôo nem sempre são indícios de defeito no rádio. Observe se não acontece sempre na mesma área da pista, se ocorre
só com o seu avião, e caso ocorra com outro modelos procure saber se o canal não é o mesmo ou próximo do canal que você utiliza. Se o problema ocorrer com determinados canais ( proximos) é possível que haja alguma estação transmissora ( rádioamador, PX, comunicação particular, etc ) que esteja transmitindo numa freqüência proxima dos canais utilizados. Caso os tremores aconteçam com outros aviões independente do canal utilizado,
podemos suspeitar de alguma massa metálica no subsolo daquela região da pista, uma vertente dágua, um telhado metálico, torres de alta tensão, ou até uma lagoa. A melhor solução é sobrevoar a área a uma altura que o problema não aconteça. Quanto mais perto do chão maior será a interferência.
- Se você estiver numa situação crítica de perda do controle do avião JAMAIS APONTE A PONTA DA ANTENA DO TRANSMISSOR PARA O MODELO. Levante o rádio o mais alto possível e mantenha o mesmo na posição VERTICAL. Nessa posição - transmissor com a antena
bem na vertical em relação ao avião a intensidade do sinal de rádio será a maior possível. Procure trazer o modelo para o mais próximo possível da pista que a medida que ele se aproximar o controle será cada vez mais preciso independente do problema que ocasionou a perda do alcance.
colegas com os transmissores ligados. Eles devem parar imediatamente
quando você ligar o SEU transmissor.
- É normal os servos do avião ficarem tremendo se você aproximar o seu transmissor LIGADO E COM A ANTENA TODA ESTICADA da antena do receptor.
- Tremores notados no vôo nem sempre são indícios de defeito no rádio. Observe se não acontece sempre na mesma área da pista, se ocorre
só com o seu avião, e caso ocorra com outro modelos procure saber se o canal não é o mesmo ou próximo do canal que você utiliza. Se o problema ocorrer com determinados canais ( proximos) é possível que haja alguma estação transmissora ( rádioamador, PX, comunicação particular, etc ) que esteja transmitindo numa freqüência proxima dos canais utilizados. Caso os tremores aconteçam com outros aviões independente do canal utilizado,
podemos suspeitar de alguma massa metálica no subsolo daquela região da pista, uma vertente dágua, um telhado metálico, torres de alta tensão, ou até uma lagoa. A melhor solução é sobrevoar a área a uma altura que o problema não aconteça. Quanto mais perto do chão maior será a interferência.
- Se você estiver numa situação crítica de perda do controle do avião JAMAIS APONTE A PONTA DA ANTENA DO TRANSMISSOR PARA O MODELO. Levante o rádio o mais alto possível e mantenha o mesmo na posição VERTICAL. Nessa posição - transmissor com a antena
bem na vertical em relação ao avião a intensidade do sinal de rádio será a maior possível. Procure trazer o modelo para o mais próximo possível da pista que a medida que ele se aproximar o controle será cada vez mais preciso independente do problema que ocasionou a perda do alcance.
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