segunda-feira, 18 de janeiro de 2016
pylon race velocidade elevada
Muitos pilotos sentem atração pela velocidade, gostam e possuem aviões para tal; porém, poucos conhecem o Pylon Race, uma categoria específica para modelos rápidos, bem rápidos. Ela é literalmente uma corrida aérea, em que os pilotos precisam aliar alta velocidade com curvas ágeis.
Como na maioria das categorias de competição, o Pylon Race também possui categorias promocionais com o objetivo de incentivar a entrada de novos pilotos: Trainer e Sport; e as oficiais, que seguem regras internacionais: Q500 e Q40
A competição consiste em dar 10 voltas ao redor dos pylons (mastros sinalizados com mini bandeiras) o mais rápido possível,Caso o piloto queime a volta, vire antes de chegar ao pylon, ele precisará dar 11 voltas em vez de 10, ou seja, aumentando em 10% sem tempo. Na segunda queima o piloto é eliminado da bateria e deverá sair do circuito para não atrapalhar a volta dos outros competidores.
O piloto tem um minuto para acionar o motor e ficar pronto para a largada. A autorização é dada pela bandeirada do juiz ou pelo sistema de cronometragem, caso exista. Caso o piloto não consiga acionar seu motor nesse tempo, ele pode decolar até que algum piloto complete a primeira volta, após isso ele é eliminado da bateria. O cronômetro é acionado no momento da bandeirada.Os quatro pilotos da bateria decolam ao mesmo tempo dispostos lado a lado, esse momento é um pouco tenso, pois os aeromodelos estão muito próximos.Nas categorias promocionais a classificação é dada pelo menor tempo somado de todas as baterias, dessa maneira todos os pilotos competem entre si. Caso algum piloto não complete uma bateria, seu tempo será o maior tempo da sequência (conjunto de baterias por categoria) mais um segundo. Caso ocorra um empate por tempo entre os três primeiros colocados, será realizada uma nova corrida para desempate.O campeão de cada promocional é obrigado a subir de categoria (Trainer > Sport e Sport > Q500) e não pode voltar a voar a categoria que já ganhou. Normalmente os patrocinadores presenteiam os campeões de cada categoria com um aeromodelo da categoria acima.
A diferença mais marcante entre as categorias é os aeromodelos, para tentar igualar os competidores, cada categoria possui uma limitação quanto à motorização e modelos permitidos. Trainer (promocional):
- Obrigatoriamente Treinador;
- Envergadura mínima de 1,45m; - Asa sem enflechamento (retangular);
- Peso mínimo de 1900g;
- Motor até .61 glow sem modificações e com escape original (pode retirar o cone interno);
- Motores da linha de competição são proibidos (Jett, Rossi e G500);
- É obrigatório o uso de Spinner;
- Não há restrições para hélice e combustível. Sport (promocional):
- Asa sem restrição de formato;
- Peso mínimo de 1900g;
- Asa alta, média ou baixa;
- Motor até 1.02 glow sem preparação;
- Escape sem restrição;
- Motores da linha de competição são proibidos (Jett, Rossi e G500);
- É obrigatório o uso de Spinner;
- Não há restrições para hélice e combustível;
- O modelo precisa decolar do chão.
Q500 (oficial):
- Todos os modelos Q500 do mercado são permitidos (Viper, Slingshot, Maddog, etc);
- Apenas motores 46 ou Jett 426 são permitidos;
- Peso mínimo 1810g.
Q40 (oficial):
- Força livre, todos os modelos que não se enquadram em nenhuma categoria anterior voam nessa.
Praticamente qualquer modelo glow pode competir, se você tem vontade, procure mais informações e inicie na categoria. Como dizem os pilotos: Go fast and turn left (Vá rápido e vire à esquerda).
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