quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O grupo Aeromodelismo compreende as categorias: Vôo-livre, VCC e R/C Voo-livre, modelo onde não há a interferência ou controle, direto, pelo piloto. (ver mais ...). VCC - voo circular controlado, também, conhecido por u-control ou control-line, o modelo é controlado mecanicamente pelo piloto. (ver mais ...) R/C – rádio controle, o modelo é controlado eletrônicamente, via sinais de rádio, pelo piloto. (ver mais ...) Obs. Espaço modelismo - modelos de foguetes, também, pode ser integrado a este grupo. FAI - Fédération Aéronautique Internationale normatiza os esportes aéreos, em todo mundo, que são divididos em comissões, categorias e modalidades, por exemplo, o VCC se divide em: F2A – velocidade, F2B – acrobacia, F2C – corrida em conjunto, F2D – combate e F4B – escala. No Brasil, a prática do aeromodelismo está subordinada à COBRA – Confederação Brasileira de Aeromodelismo que é filiada à FAI. O aeromodelismo, no Brasil, foi reconhecido oficialmente como esporte em 1987. VCC - Voo Circluar Controlado O controle mecâncio pode ser mono-linha, com duas linhas ou dois cabos, ou com três cabos. O fio é de aço, os cabos são quatro ou mais fios de aço e trançados, e recentemente cabos (multifilamento) de Kevlar. O aeromodelismo foi reconhecido oficialmente com esporte em 1987 e segue o regulamento FAI. F2A - velocidade, antigamente os modelos eram controlados somente por um fio de aço, dessa forma o arrasto aerodinâmico era menor, com o tempo os modelos passaram ser mono-asa, hélice mono-pá e dois fios de controle. F2B - acrobacia, os modelos são controlados por dois cabos (quatro a sete fios de aço trançados). F2C - corrida em conjunto, os modelos são controlados por dois fios de aço. F2D - combate, os modelos são controlados por dois cabos (quatro a sete fios de aço trançados). F4B – escala, os modelos são controlados por três cabos (quatro a sete fios de aço trançados) sendo o terceiro cabo utilizado para acelerar e desacelerar o(s) motor(es). Em todas as modalidades acima há os modelos promocionais, são mais simples para reduzir custos e atrair adeptos. R/C - rádio controle O controle eletrônico é através do sinal de rádio. As modalidades neste grupo podem ser: 3D, autogyro, combate, dirigíveis, F3B – acrobacia helicópteros, hidroaviões, ornitoptero, paraglider, parapente, paraquedistas, planadores, pylon-race, trick, ultraleves, Zagi, etc Motorização No Voo-livre, no VCC ou no R/C o motor pode ser: combustão interna ou elétrico. No caso específico do Voo-livre pode ser também, elástico e CO2. Motores combustão interna: diesel, glow (álcool), gasolina, turbina, pulso jato, turbo-helice, duto-fan, Os motores podem ser: 2T (dois tempos, pipados ou não), 4T (quatro tempos), Wankel, e ainda mono-cilindro, bi-cilindro, multi-cilindros, em linha, cilindros opostos, radial, etc. Motores elétricos: brush ou brushless. Fabricantes de motores de combustão interna: Enya, MDS, MVVS, Novarossi, OS, Super Tigre, Thunder Tiger, ... (ver mais ...) Fabricantes de motores elétricos: Align, Astro, Axi, Cyclon, E-Max, Hacker, Himax, Himodel, Hyperion, Permax, Mega, MVVS, Typhoon, Wayponit Rádio Os primeiros modelos R/C utilizam rádios valvulados e mono-canal, atualmente os rádio utilizam tecnologia digital, multicanais, podem ser programados, e alguns podem ser utilizados mais de um modelo. Fabricantes de rádios: Futaba, JR, Hitec, Spektrum (ver mais...) Distribuidores: Aeromodelli, Diniz Esteves, Hobby Depot, Radical Hobbies Lojas: Aero House, Asas Eletricas, California Toys, Flademir Aeromodelismo, Model World, Hobby Center, Hobby Delivery, Hobby Mania, Hobby Modelismo, Hobby One, Hobby on Line, Horiginal, Hot Hobbies, Two Hobbies e as tradicionais: Casa Aerobrás e Hobbylândia. No exterior: Brodak, Carl Goldberg, E-Flite, ElectriFly, Great Planes, GWS, Hangar 9,Hobby-Lobby, Kyosho, MRC, Tower Hobbies

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informações e Dicas

1º - Interferências: Por mais que se tente, com a tecnologia atual, não é possivel evitar as interferências, seja no mundo civil ou militar ...