quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
O grupo Aeromodelismo compreende as categorias: Vôo-livre, VCC e R/C
Voo-livre, modelo onde não há a interferência ou controle, direto, pelo piloto. (ver mais ...).
VCC - voo circular controlado, também, conhecido por u-control ou control-line, o modelo é controlado mecanicamente pelo piloto. (ver mais ...)
R/C – rádio controle, o modelo é controlado eletrônicamente, via sinais de rádio, pelo piloto. (ver mais ...)
Obs. Espaço modelismo - modelos de foguetes, também, pode ser integrado a este grupo.
FAI - Fédération Aéronautique Internationale normatiza os esportes aéreos, em todo mundo, que são divididos em comissões, categorias e modalidades, por exemplo, o VCC se divide em: F2A – velocidade, F2B – acrobacia, F2C – corrida em conjunto, F2D – combate e F4B – escala.
No Brasil, a prática do aeromodelismo está subordinada à COBRA – Confederação Brasileira de Aeromodelismo que é filiada à FAI. O aeromodelismo, no Brasil, foi reconhecido oficialmente como esporte em 1987.
VCC - Voo Circluar Controlado
O controle mecâncio pode ser mono-linha, com duas linhas ou dois cabos, ou com três cabos. O fio é de aço, os cabos são quatro ou mais fios de aço e trançados, e recentemente cabos (multifilamento) de Kevlar.
O aeromodelismo foi reconhecido oficialmente com esporte em 1987 e segue o regulamento FAI.
F2A - velocidade, antigamente os modelos eram controlados somente por um fio de aço, dessa forma o arrasto aerodinâmico era menor, com o tempo os modelos passaram ser mono-asa, hélice mono-pá e dois fios de controle.
F2B - acrobacia, os modelos são controlados por dois cabos (quatro a sete fios de aço trançados).
F2C - corrida em conjunto, os modelos são controlados por dois fios de aço.
F2D - combate, os modelos são controlados por dois cabos (quatro a sete fios de aço trançados).
F4B – escala, os modelos são controlados por três cabos (quatro a sete fios de aço trançados) sendo o terceiro cabo utilizado para acelerar e desacelerar o(s) motor(es).
Em todas as modalidades acima há os modelos promocionais, são mais simples para reduzir custos e atrair adeptos.
R/C - rádio controle
O controle eletrônico é através do sinal de rádio.
As modalidades neste grupo podem ser: 3D, autogyro, combate, dirigíveis, F3B – acrobacia helicópteros, hidroaviões, ornitoptero, paraglider, parapente, paraquedistas, planadores, pylon-race, trick, ultraleves, Zagi, etc
Motorização
No Voo-livre, no VCC ou no R/C o motor pode ser: combustão interna ou elétrico.
No caso específico do Voo-livre pode ser também, elástico e CO2.
Motores combustão interna: diesel, glow (álcool), gasolina, turbina, pulso jato, turbo-helice, duto-fan,
Os motores podem ser: 2T (dois tempos, pipados ou não), 4T (quatro tempos), Wankel, e ainda mono-cilindro, bi-cilindro, multi-cilindros, em linha, cilindros opostos, radial, etc.
Motores elétricos: brush ou brushless.
Fabricantes de motores de combustão interna: Enya, MDS, MVVS, Novarossi, OS, Super Tigre, Thunder Tiger, ... (ver mais ...)
Fabricantes de motores elétricos: Align, Astro, Axi, Cyclon, E-Max, Hacker, Himax, Himodel, Hyperion, Permax, Mega, MVVS, Typhoon, Wayponit
Rádio
Os primeiros modelos R/C utilizam rádios valvulados e mono-canal, atualmente os rádio utilizam tecnologia digital, multicanais, podem ser programados, e alguns podem ser utilizados mais de um modelo.
Fabricantes de rádios: Futaba, JR, Hitec, Spektrum (ver mais...)
Distribuidores: Aeromodelli, Diniz Esteves, Hobby Depot, Radical Hobbies
Lojas: Aero House, Asas Eletricas, California Toys, Flademir Aeromodelismo, Model World, Hobby Center, Hobby Delivery, Hobby Mania, Hobby Modelismo, Hobby One, Hobby on Line, Horiginal, Hot Hobbies, Two Hobbies e as tradicionais: Casa Aerobrás e Hobbylândia.
No exterior: Brodak, Carl Goldberg, E-Flite, ElectriFly, Great Planes, GWS, Hangar 9,Hobby-Lobby, Kyosho, MRC, Tower Hobbies
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