quarta-feira, 29 de abril de 2015
MEDIDOR DE ÂNGULOS
A idéia é interessante e uma ferramenta simples desta pode ser muito útil para regular um novo modelo e acertar os ângulos das superfícies móveis horizontais.
Assim, partimos para a busca das ferramentas e materiais, uma serra tico tico, lima, compensado de 3mm, um parafuso pequeno, um transferidor, um pedaço de arame de varal, um pregador de roupas, fita crepe e uma chumbada. Nem vale a pena falar das medidas porque elas podem variar com o material encontrado, o importante é respeitar as proporções entre as peças reunidas.
A primeira etapa é, utilizando o próprio transferidor, marcar duas linhas a 30º e 150º partindo de um ponto central
Em seguida traçamos o contorno do transferidor e uma pequena circunferência em torno do ponto central.
A peça de madeira é, finalmente, cortada no formato definitivo. O furo deve ser justo para o parafuso.
Os parafusos às vêzes tem rebarbas de fabricação que precisam ser eliminadas com a lima para que o sistema funcione bem.
Um dos lados do pregador de roupas recebe um furo para o parafuso.
O transferidor é cortado para acompanhar as linhas de 30º e 150º traçadas na madeira.
O arame é dobrado em volta do parafuso para que fique justo porém, livre para girar. Em seguida ele deve ser endireitado para ficar reto e a chumbada colocada em uma das pontas.
Pronto, já temos todos os componentes para montar. O transferidor cortado será fixado na madeira com fita crepe.
Depois de montadas todas as peças ajustamos o comprimento do arame, cortando para que não ultrapasse o transferidor.
A ferramenta está pronta para uso.
O quadrante de madeira deve poder girar sem ficar solto demais e o ponteiro completamente livre e sem folgas.
Nesta foto vemos a posição de transporte. A chumbada fica encaixada no pregador para que o ponteiro não entorte.
Na próxima sequência de fotos podemos ver a ferramenta em uso. Com o aileron na posição neutra ajustamos o quandrante para que o ponteiro fique em 90º.
Aileron para baixo e podemos ler 100º portando 10ºde deflexão.
Aileron para cima e lemos 80º portanto 10º de deflexão.
Repetimos a manobra agora no flap, o ponteiro ajustado para 90º.
Com flap abaixado podemos ler 120º ou seja 30º de flap.
Este avião possui flaperon, os ailerons abaixam um pouco acompanhando os flaps. Reinstalamos a ferramenta no aileron e ajustamos a 90º.
Com o flap abaixado podemos ler 112º portanto, os ailerons descem 22º quando os flaps descem 30º
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