Os motores dois tempos são um tipo diferente de motor, realizam apenas os tempos de compressão e combustão, eles diferem dos motores quatro tempos utilizados em carros e em caminhões em diversos aspectos, algumas de suas vantagens são:
• É um motor mais leve e simples pois possui menos peças;
• Gera maior potência: uma explosão a cada giro, enquanto que no de quatro tempos é alternada;
• Eles podem funcionar em qualquer direção, não há uma posição especifica para instalar o motor.
Ciclo dois tempos:
O início do ciclo ocorre quando a vela acende, o combustível e o ar no interior do cilindro são comprimidos, ocasionado à explosão. Essa que empurra o pistão para baixo. O movimento do pistão acarreta diversos movimentos no interior do motor: primeiro, conforme vai descendo, o pistão permite a abertura da janela de exaustão, onde devido à diferença de pressão os gases resultantes da explosão são expelidos; segundo, o movimento do pistão pressionou a mistura no cárter, o que faz com que essa mistura entre no cilindro, desloque o restante dos gases de exaustão e preencha o cilindro com uma nova carga de combustível; terceiro, conforme o pistão vai subindo, cria-se um vácuo no cárter o que faz com que combustível, ar e combustível sejam sugados do carburador.Apesar dos motores dois tempos apresentarem boas vantagens, ele não tem sido muito utilizado, isso ocorre pois:
• Sua durabilidade é bastante comprometida devido a ausência de um sistema eficiente de lubrificação;
• O combustível para abastecer o motor dois tempos é cara, pois se trata de um combustível especial que mistura gasolina e óleo (é desse jeito que ocorre a lubrificação das peças);
• O combustível não é utilizado de maneira eficiente (parte dele vaza pelo escapamento quando é inserido na câmera de combustão);
• O motor dois tempos é muito poluidor, isso se deve a queima de óleo e combustível ao mesmo tempo e pelo vazamento de parte deles.
Os motores dois tempos são geralmente utilizados em: ciclo motores, aeromodelos, navios, serras-elétricas e jet-ski. Motor OS .55AX ABL para aeromodelos
Estudo do Motor dois tempos OS 61FX para aeromodelos:
Descrição das peças:
• Pistão e camisa (na figura acima é a peça 2): O pistão é uma das partes mais importantes do motor, ele comprime o combustível e ar, gerando a explosão e liberação de energia; seu movimento (de translação vertical) ocasiona a expulsão dos gases por um furo especifico da camisa; seu movimento também ocasiona a entrada de combustível, óleo e ar pelos três outros furos da camisa. Assim a camisa possui um encaixe especifico no corpo.
• Biela (5): Realiza um movimento rotacional na parte inferior e translacional vertical.
• Eixo (14,15): Rotaciona a biela que fica presa ao eixo; possui um furo que permite a entrada de combustível e ar do carburador.
• Corpo do Motor: Possui abas de fixação; possui dobras na lateral e cabeça do cilindro para aumentar a área de contato com o ar e contribuir na dissipação de calor; possui também um cubo de tração.
• Parte frontal (7, 8, 9, 10): Local de fixação da hélice do aeromodelo. As “garras” em (9) servem para aumentar o atrito entre a hélice e o motor, além de transmitir um melhor torque.
• Mecanismo de regulação (16): Possui uma agulha (16-6) que funciona como uma válvula de controle de combustível. A agulha que é a parte que você consegue girar tem uma rosca e uma pontinha cônica. Quando se gira a agulha ela é roscada como se fosse um parafuso sendo colocado, e a pontinha cônica entra na casquinha, diminuindo a passagem de combustível, se você fizer o movimento contrário a passagem de combustível aumenta.• Carburador (6 e figura abaixo): Mistura o combustível e óleo com ar e os insere no corpo do motor.
Vista explodida do carburador Motor 2 tempos OS 61 FX


Nenhum comentário:
Postar um comentário