
quinta-feira, 26 de março de 2015
O filtro de ar e a sua limpeza
O filtro de ar é um dos elementos mais importantes de um motor glow no que diz respeito à sua duração e potência. A sua limpeza e correcta preparação são fundamentais para se obter um funcionamento perfeito.
Mais informações
A importância do filtro de ar e a sua correcta limpeza reside no elevado regime a que funcionam estes motores e no ambiente por onde andam. Recordemos que uma maior quantidade de ar na mistura produz um aumento da potência do motor, pelo que esta última está directamente relacionada com o ar aspirado. Todo esse ar tem que entrar no carburador através do filtro de ar. Se este não estiver suficientemente limpo, a quantidade aspirada será menor e as performances do motor serão inferiores. Por outro lado, se o ar estiver contaminado de pó e pequenas partículas de sujidade e o filtro não estiver limpo, parte desta sujidade entrará para o motor. Como já se sabe, um motor glow tem poucas peças, mas estas têm que estar ajustadas com muito precisão para um funcionamento correcto. Se estas partículas entram com a mistura de combustível, terão um efeito abrasivo que irá riscando o conjunto camisa/pistão e o resultado será uma perda drástica da compressão e, portanto, de potência, além de que se tornará mais complicado afinar o carburador e nunca se conseguirá afinar convenientemente o ralentí. A seguir, será a câmara de compressão que sofrerá os efeitos nocivos e a ela seguir-se-ão os restantes elementos, com uma rápida deterioração de todo o conjunto. Os filtros são elementos baratos e por isso não representam uma despesa significativa. Às vezes tende-se a prescindir um pouco deles, mas quem estiver consciente de que são vitais para a vida operacional e as performances do motor sabe que não se podem desprezar e que se devem seguir à risca as instruções de limpeza, preparação e manutenção que seguidamente se indicam.
- existem muitos tipos de filtros de ar: com suporte cónico e recto, com um prolongamento em cotovelo, só com um filtro de espuma, com filtro duplo, directamente colados no suporte ou com tampa dupla e mesmo fechado num rolo; o objectivo de todos eles é melhorar a qualidade do ar que entra no motor.
- depois de uma sessão de treinos ou de uma competição com o modelo de radio control de Rally, o filtro de ar apresenta por fora uma camada compacta e gordurosa de uma substância resultante da mistura do óleo com o pó. Se continuarmos a utilizá-lo noutras sessões sem o limpar, acabará por estragar o motor.
- para que isto não aconteça, é preciso desmontá-lo para, depois, o limparmos. A primeira coisa a fazer consiste em cortar a braçadeira que rodeia o suporte do filtro na união com o carburador e evitar que se perca. Usa-se uma tesoura forte, tendo o cuidado de não danificar o suporte de borracha.
- Depois de cortada a braçadeira, com o dedo indicador e o polegar retira-se o filtro do seu compartimento no carburador. É necessário prestar muita atenção e evitar que caia alguma sujidade pelo tubo de Venturi do carburador. A seguir, tapa-se o tubo de Venturi com um pedaço de papel de cozinha até se voltar a instalar o filtro.
- já com o filtro nas mãos, limpa-se com água morna e detergente para a loiça. Realizando esta operação num lava-loiças é conveniente que o jacto de água se dirija de dentro para fora da espuma, para que as impurezas saiam por onde entraram.
- uma vez limpo o filtro, passam-se os dedos para eliminar os restos de água e aproveita-se esse momento para inspeccionar a espuma e verificar se não ficou qualquer sujidade entre os alvéolos. Se ainda se notarem restos de sujidade, repete-se a operação.
- antes de se proceder à preparação do filtro, este tem que estar completamente seco. Para acelerar o processo pode-se usar um secador de cabelo apontando-o para o interior da espuma, como no anterior processo de lavagem. A humidade tem que desaparecer por completo.
- como foi referido ao princípio, só por si a espuma não é suficiente como elemento filtrante porque os seus alvéolos deixam passar partículas com tamanho suficiente para estragar o motor. É preciso acrescentar óleos específicos para filtros de ar, que conseguem reter as partículas mais finas. Aplica-se o óleo vertendo-o ou pulverizando-o a partir do interior do filtro de espuma. Assim, a maior quantidade de óleo acumula-se nessa zona e a concentração diminui para fora, conseguindo-se, entre outras coisas, que não se suje prematuramente.
- para que o óleo se distribua ao longo de toda a espuma, deve-se apertá-la com os dedos. Há que ter o cuidado de colocar um trapo ou papel de cozinha por baixo para recolher o óleo que possa verter. A seguir, eliminam-se os restos de óleo do suporte de borracha para que não se suje imediatamente.
- quando um modelo de Rally circula por circuitos poeirentos, como as pistas de terra, um filtro constituído só por uma espuma pode não ser suficiente para reter o excesso de partículas existentes no ar. Para resolver este inconveniente, acrescenta-se outro anel de espuma por fora; é o chamado filtro de espuma dupla.
- para preparar esta espuma exterior de filtro duplo segue-se o mesmo processo usado para lubrificar a espuma de um filtro simples, isto é, despeja-se o óleo pela parte interna e depois aperta-se com os dedos. Neste caso é preciso verter menos quantidade de óleo do que no caso anterior.
- depois de se lubrificarem as espumas do filtro, convém esperar pelo menos meia hora antes de o instalar no modelo. Passado este tempo, monta-se no carburador de maneira a ficar perfeitamente colocado. Cuidado! Os suportes e os carburadores podem ter diâmetros diferentes.
- embora o suporte de borracha custe a entrar no corpo do carburador, isto não garante que não se solte e se perca, pois pode sair com qualquer contratempo ou salto, o que significa que o motor fica a aspirar directamente o ar do exterior. Assim, prende-se o filtro com uma braçadeira de nylon como a que se cortou ao desmontá-lo.
- em condições extremas, como por exemplo andar com o modelo à chuva, a espuma pode absorver água e deixar que esta entre pelo carburador, o que provoca a paragem do motor. Nestes casos é preciso encerrar o filtro numa caixa estanque que tenha uns orifícios bem protegidos. Existem no mercado modelos de diferentes tipos.
- existe um tipo de filtro denominado K & N diferente das espumas. Tem uma tampa metálica e a superfície filtrante em forma de acordeão está rodeada por uma malha de metal. Este tipo de filtro também se utiliza nos automóveis reais e dá muito bons resultados em todas as situações, em especial nas extremas. O único inconveniente é ser mais pesado do que as espumas.

Assinar:
Postar comentários (Atom)
informações e Dicas
1º - Interferências: Por mais que se tente, com a tecnologia atual, não é possivel evitar as interferências, seja no mundo civil ou militar ...

-
1º desenho O primeiro e o segundo estatores , reparem que começa o primeiro estator sentido horário e o segundo anti-horario e pula 4 esta...
-
O Profili 2.0 é um excelente software para a obtenção de perfis e análise de características aerodinâmicas. Você pode encontrá-lo em: www.p...
-
Aeromodelos cortados a laser estão de popularizando muito no mercado, porém como conseguir distinguir uma boa planta para o corte de laser? ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário