quinta-feira, 25 de agosto de 2016
Ângulos de Down e Side Thrust asas zagi
Algumas pessoas têm-me perguntado qual o ângulo que aplico aos motores nas construções das minhas asas, porque nas suas construções obtiveram efeito indesejados durante o voo.
O resultado das minhas experiências diz-me que não é necessário qualquer tipo de inclinação, down-thrust ou right/left-thrust, elemento fundamental em alguns tipos de avião para evitar a torção do torque do motor, sobretudo quando se usa hélices de grande passo, isto porque coloco o motor alinhado pela linha horizontal de voo (eixo central da asa) e o mais próximo do Cg possível, conforme ilustração que se segue e por essa razão o voo não sofre alteração com a aceleração ou desaceleração.
Contudo, caso o motor seja colocado acima ou abaixo da linha horizontal, aí sim, é necessário inclinar o motor alguns graus. Caso o motor seja colocado acima da linha conforme a foto, será necessário inclinar um pouco o motor (cerca de 5 graus) caso contrário a asa terá tendência a cair de bico. A inclinação aumenta quanto maior for a distancia do motor em relação
à linha de voo.
Os efeitos mais comuns são os seguintes:
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